Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

Programa um computador
por estudante do Ensino Superior

25

Ministro Nivagara orienta cerimónia de lançamento da publicação “Mapeamento da Investigação e Inovação na República de Moçambique”

O Ministro da Ciência e Tecnologia, Tecnologia e Ensino Superior, Daniel Daniel Nivagara, orienta quinta-feira dia 18 de Fevereiro de 2021, das 10:00 às 11:30 horas, no Hotel Avenida, sita na Avenida Julius Nyerere n° 627, Maputo, a Cerimónia de lançamento da publicação “Mapeamento da Investigação e Inovação na República de Moçambique” (Vol. 9 da Série UNESCO GP-SPIN).

A ser lançado de forma hibrida, a cerimónia de lançamento do “Mapeamento da Investigação e Inovação na República de Moçambique” conta com a presença do Ministro da Economia e Finanças, Adriano Maleiane; funcionários da sede da UNESCO em Paris e do Escritório de Maputo; do BISD, funcionários do Governo moçambicano; representantes das instituições de CTI do país e de outras agências da ONU.

A publicação “Mapeamento da Investigação e Inovação na República de Moçambique” é um relatório que faz análise das diferentes dimensões do sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI) em Moçambique e suas componentes, abrangendo o quadro legal, os instrumentos de política operacional em vigor, a coordenação e as estruturas organizacionais e identifica as áreas de investimento estratégico em CTI no país.

O relatório inclui dados, evidências e uma lista das principais recomendações para a revisão da Política e elaboração da estratégia nacional de CTI.

A publicação é o resultado de um esforço conjunto da UNESCO e do Banco Islâmico de Desenvolvimento (BDIS) para apoiar os Estados Membros no fortalecimento dos sistemas nacionais de Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI) e construir políticas de CTI robustas, baseadas em evidências e inclusivas.

O estudo foi desenvolvido com base na metodologia GO-SPIN da UNESCO, analisando sistemas de CTI em diferentes contextos nacionais. Oito volumes da série GO-SPIN de perfil de países foram publicados, fornecendo informações importantes sobre os órgãos dirigentes de CTI, estruturas legais e instrumentos de política.

Encontre aqui o documento oficial