Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

Programa um computador
por estudante do Ensino Superior

25

Ministro Nivagara visita CIDE e FNI

O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Daniel Nivagara, visitou sexta feira dia 19 de Fevereiro de 2021, as instalações do Centro de Investigação e Desenvolvimento em Etnobotânica – CIDE e o Fundo Nacional de Investigação (FNI). Durante as visitas o Ministro conheceu as instalações e interagiu com os funcionários para se inteirar do funcionamento daquelas instituições.
Durante as visitas, O Ministro Nivagara ficou a saber do ponto de situação de situação das actividades desenvolvidas no ano transado, os planos de actividade para o presente ano, os actos administrativos, a situação financeira das Instituições, entre outros actividades de impacto desenvolvidas pelas instituições
No CIDE, o Ministro acompanhou o processo de produção do óleo de eucalipto, uma essência que é largamente usado na medicina popular no combate a gripes e resfriados, Bronquio-dilatador, anti-séptico, alsâmico,especto-rante, anti-inflamatório, anti-febríl, anti-asmático, antigripal.
Na ocasião, encorajou a liderança a capitalizar o máximo os recursos humanos, infraestruturas e as condições ecológicas para incrementar a produção e utilização de plantas nativas, medicinais, aromáticas e ornamentais.
“O país tem muitas plantas e cabe ao CIDE explorar as diversas potencialidades. Temos plantas medicinais de vários pontos do país” ressaltou o ministro.
o CIDE é uma instituição pública de âmbito nacional, sediada na vila Municipal da Namaacha, província de Maputo, dotada de personalidade jurídica, autonomia administrativa e científica criada pelo Decreto 60/2008 de 30 de Dezembro, com o objectivo de promover e desenvolver a Etnobotânica, através da investigação científica, desenvolvimento tecnológico e produção de bens com base em plantas.
Na visita ao FNI, o dirigente enalteceu o facto de realizar e publicar com regularidade eventos científicos e encoraja a alargar parceria junto as empresas multinacionais e outros parceiros internacionais.
Contudo, desafiou a lançar chamadas temáticas com temas que podem servir de instrumento de governação a ser implementado pelos diferentes pelouros ministeriais. A titulo de exemplo citou temas como ciclones, cheias, entre outros.
O Fundo Nacional de Investigação (FNI), é uma instituição pública de âmbito nacional, tutelada pelo Ministro que superintende a área da Ciência e Tecnologia, com missão de Promover a divulgação do conhecimento científico, a investigação científica, a inovação tecnológica e a formação de investigadores, contribuindo para o desenvolvimento sócio-económico de Moçambique.