Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

Programa um computador
por estudante do Ensino Superior

25

IBE comprometido com a promoção, expansão e o acesso equitativo de Bolsas de Estudo

A Directora Geral do Instituto de Bolsas de Estudo, Carla Caomba, Directora Carla Caomba afirma que o IBE está comprometido com a promoção, expansão e o acesso equitativo ao Ensino Superior e Ensino Técnico Profissional com padrões de qualidade nacionais e internacionais, prestando particular atenção a retenção da rapariga e as disparidades geográficas e de género.

“Considerando que o IBE é uma instituição pública de âmbito nacional com a missão de assegurar a atribuição, coordenação integrada de bolsas de estudo para formação acadêmica e profissional, dentro e fora do país, a nossa visão é promover a formação de quadros moçambicanos de qualidade, atraindo jovens com elevada capacidade e sentido de responsabilidade e de intervenção comprometida com o desenvolvimento de Moçambique”. Salientou a Directora Carla Caomba.

Na ocasião, explicou que o processo de atribuição de bolsas de estudos que vai desde a Publicação do edital no Jornal, website do IBE e do MCTES, sendo que para garantir maior abrangência, a selecção de candidatos a bolsa interna é feita pela Comissão Provincial de Bolsas de Estudo criada pelo Secretário de Estado.

Em relação as bolsas estudo externas, Carla Caomba refere que as Candidaturas a nível nacional são submetidas nas modalidades Físicas e on-line, sendo que a selecção e apuramento são feitos pelos países financiadores. No presente ano, encontram – se sob gestão do IBE, um total de 2.913 bolsas de estudos para os níveis de Licenciatura Mestrado e Doutoramento, sendo 1.535 bolsas de estudo internas e 1.378 bolsas de estudo externas distribuídas pela África, Ásia, Europa, América e Austrália