Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

Programa um computador
por estudante do Ensino Superior

58

Bengala Auto-ortopédica

A Bengala Auto-ortopédica é um engenho que tem a finalidade de ajudar as pessoas portadores de deficiência nos membros inferiores a conduzirem veículos automóveis de “caixa-automática”, dado que, actualmente, as viaturas para elas preparadas são caríssimas e Moçambique ainda não as tem importado.

Este engenho trata-se duma inovação; é constituído pelo corpo-da-bengala; um manípulo de aceleração e que transmite a acção de aceleração ao carburador, através do cabo do acelerador variável. O acelerador possui um regulador que permite ao condutor regular as acelerações constantes. A base desta Bengala é fixada no pedal do travão do veículo; o que permite que o condutor possa travar o veículo pressionando a Bengala para baixo..

A Bengala Auto-ortopédica apresenta muitas vantagens, pois é de fácil manipulação; permite fazer aceleração e travagem do veículo automóvel de “caixa-automática” durante a condução. Assim, o processo da aceleração passa a ser feito através de membros superiores; como alternativa segura para a condução e aceleração (que normalmente se faz com o recurso a membros inferiores dos condutores não-portadores de deficiência).

A Bengala Auto-ortopédica é inovação desenvolvida pelo Senhor Salvador Júnior Macondzo, Moçambicano, residente na Cidade de Matola, Província de Maputo. Contacto: +258 828148480

Tem o Registo Nº MZ/2007/111, no IPI (Instituto da Propriedade Industrial) de Moçambique.