Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

Programa um computador
por estudante do Ensino Superior

58

Máquina Manual de Descasque por Corte da Castanha de Cajú

A Máquina Manual de Descasque por Corte da Castanha de Caju, foi inventada com fim de minimizar o problema que a comunidade tem enfrentado no processo de descasque da castanha de caju. Com uso da máquina pretende-se superar esta problemática de modo que o processo seja eficiente e rápido.

Com o uso da presente máquina, dependendo da prática e experiência do utilizador, pode-se descascar 1kg de castanha em 5 minutos.

A Máquina Manual de Descasque por Corte da Castanha de Caju é composta por: um maxilar A com lâminas auxiliares de corte; um maxilar B que possui lâminas de corte acoplado ao suporte e a uma pega. Os dois maxilares, estão ligados através de grampo de fixação e um sistema constituído por um afinador que possui um eixo metálico une os dois maxilares, um extensor em PVC que determina a acção extensiva na afinação da máquina.

O processo de corte da castanha, consiste em colocar a castanha entre as laminas fixadas nos maxilares através dos parafusos e apertando a manete com a pega ocorre a compressão das molas de retorno, forçando as maxilas provocando deste modo o corte da castanha pelas laminas e largando a manete, as molas de retorno forçam a abertura dos maxilares libertando-se a castanha.

Esta máquina tem a vantagem de ser portátil, podendo ser manuseada por qualquer pessoa desde que não tenha defeito nos membros superiores, e é aplicável no campo, na fábrica, no local de trabalho ou mesmo em casa.

A Máquina Manual de Descasque por Corte da Castanha de Caju é produto de inovação do Senhor Salvador Júnior Macondzo, residente na cidade de Matola, Província de Maputo. Contacto: +258 82-8148480

Tem o Registo no IPI, nº MZ/2007/110