Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

Programa um computador
por estudante do Ensino Superior

58

BOMBA DE CORDA

Bomba de Corda é uma máquina de estrutura de ferro edificada com base em materiais de fabrico local, na sua maioria ferramentas e componentes mecânicos que foram objecto de reciclagem e reutilização. Entre tais materiais contam-se um pneu com o raio de 14 polegadas (R-14”); chapa de ferro, galvanizada e com a espessura de cinco milímetros (5mm); tubo-galvanizado, de uma polegada-e-meia (1,5”); rebites; tubo PVC de quarenta milímetros (40mm); curva-cotovelo de quarenta milímetros (40mm); um T (Tê) de quarenta milímetros (40mm); uma corda-de-nylon com a grossura de seis milímetros (6mm); e um Guião feito de tubo-galvanizado, de 1,5”.

A Bomba de Corda, com a manivela a ser movimentada com a força-física, tem a capacidade de fornecer mil litros de água por hora (1000L/H2O/Hora).

A Bomba de Corda pode ser instalada em poços ou em furos com a profundidade máxima de trinta metros (30m). Ela funciona com recurso a uma manivela; que se pode adaptar a uma bobina eléctrica para funcionar com energia eléctrica fornecida por painéis solares. Deste modo pode-se se “puxar” ou bombear água sem que uma pessoa precise de usar a sua força-física.

Um detalhe de natureza técnica foi em paralelo inovado: O comprimento do tubo PVC-de-saída da água depende da profundidade do poço ou do furo no qual o tubo seja introduzido para a captação de água potável. Se o furo ou o poço tiver dez metros (10m) de profundidade, o tubo PVC-de-saída da água deve ser de trinta milímetros (30mm). Se o furo ou o poço tiver 20 metros de profundidade, então o tubo PVC-de-saída da água deverá ser de 25mm. Assim, quando maior for a profundidade, menor deverá ser o tubo PVC-de-saída da água.

A Bomba de Corda é uma inovação desenvolvida pelo Senhor Bachir Afonso; residente no Posto Administrativo de Bilibiza; Distrito de Quissanga, na Província de Cabo Delgado. Contacto׃ 861287731.