Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

Programa um computador
por estudante do Ensino Superior

18

Acampamento de Programação, Meninas Africanas Conectadas – Coding Camp

A lacuna digital de género é uma realidade global, mas na África, essa disparidade atinge níveis alarmantes. De acordo com dados da União Internacional das Telecomunicações (UIT) de 2022, apenas 34% das mulheres africanas utilizavam a Internet, em comparação com 45% dos homens. Para abordar essa desigualdade, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) em parceria com a Comissão Económica das Nações Unidas para a África (UNECA) e a Universidade Púnguè (UniPúnguè) está a organizar o “Acampamento de Programação, Meninas Africanas Conectadas – Coding Camp” de 23 a 29 de Outubro de 2023, na cidade do Chimoio, Província de Manica.

Este acampamento tem como objectivo capacitar as raparigas em programação e reduzir o fosso digital entre homens e mulheres. As participantes aprenderão habilidades técnicas e interpessoais, incluindo programação, impressão 3D, animação gráfica, jogos de TIC, robótica, inteligência artificial e desenvolvimento de websites. Além disso, terão a oportunidade de apresentar os seus projectos numa Feira de Inovação.

O acampamento será realizado em formato híbrido, com 64 raparigas a participar presencialmente e mais de 3.000 a participar virtualmente. As participantes presenciais serão selecionadas com base em critérios como idade entre 12 e 25 anos, boas notas em disciplinas de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática (CTEAM), noções de informática, formação de curta duração em informática e interesse em programação.

Os objectivos deste acampamento vão além da capacitação técnica. Espera-se que ele promova o emprego e o empreendedorismo em tecnologias digitais, incentive a liderança e a confiança por meio da tecnologia digital, e promova a integração das TIC e da programação nos currículos nacionais.

As inscrições para o acampamento estão abertas de 25 de Agosto a 08 de Setembro de 2023 e podem ser feitas online através do link de inscrição. Para mais informações e esclarecimentos, pode contactar a comissão organizadora pelos seguintes contactos:

UniPúnguè

MCTES

Este acampamento é um passo importante para capacitar as jovens africanas e reduzir a disparidade de género no campo da tecnologia.