Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

Programa um computador
por estudante do Ensino Superior

18

ARGÉLIA – IBE consolida mecanismos de articulação na gestão de Bolsas de Estudos

Uma delegação do Instituto de Bolsas de Estudos (IBE),  liderada pela Directora – Geral, Carla Caomba, visitou recentemente a Argélia, onde se inteirou  da vida dos bolseiros moçambicanos naquele país, bem como consolidar os mecanismos de articulação entres os intervenientes da cadeia de gestão financeira das bolsas de estudos.

Para além da Directora geral do IBE, também, seguiram para aquele país a Directora Nacional Adjunta de Planificação, Estatística e Cooperação, Rachida Mamade,  o Chefe do Departamento de Bolsas, Le dos Santos Salia e o chefe do departamento de Administração e Finanças, Ermenegildo Xavier,  para aferir a situação de estudantes bolseiros,  que estão fora da vigência regulamentar da bolsa de estudo.

A visita de 7 dias consistiu em encontros com as Instituições de Ensino Superior que acolhem os estudantes, encontros com estudantes bolseiros e trabalhos de visita de campo às Universidades que acolhem os estudantes, entidades Governamentais Argelinas, incluindo a sua convivência  naquele País, para troca de experiência.

Ainda em Argel,  sob liderança do embaixador moçambicano naquele país, Carvalho Muaria,  a delegação participou na Conferência Africana de Start Ups  realizada  de 05 a 07 de Dezembro corrente.

As bolsas de estudo atribuídas para a Argélia obedecem aos cursos prioritários definidos pelo Governo Moçambicano que são na sua maioria engenharias e medicina, oferecidas para frequência de licenciatura, porém, os estudantes após concluir este nível têm solicitado ao IBE, IP autorização para prosseguir o nível de mestrado. 

Recorde que o IBE é uma instituição pública de âmbito nacional com autonomia administrativa, tutelado por Ministro que superintende a área do Ensino Superior. Criado por Decreto 30/2007 de 10 de Agosto e revisto pelo  Decreto nº 24/2017 de 10 de Junho.

Tem como missão assegurar a atribuição, coordenação integrada de bolsas de estudo  para formação académica e profissional, dentro e fora do país, observando as políticas e as áreas prioritárias definidas pelo Governo.