Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

Programa um computador
por estudante do Ensino Superior

32

Banco Articulado

O Banco Articulado é um assento simples feito de madeira e que leva parafusos. Também pode ser feito de metal. Para uma pessoa sentar-se neste banco, primeiro tem que o abrir, porque a base sobre a qual uma pessoa se pode sentar está dividida em duas partes iguais; abre-se e fecha-se. Se a pessoa quiser transportar o banco consigo terá de o manter fechado e pegar com uma mão, como se fosse uma pasta.

Trata-se de um banco com pontos articulados que permitem dar diferentes formas ao assento, sendo que a forma principal permite que o utilizador possa sentar-se com estabilidade e a outra forma (dobrada) permite que o utilizador reduza o tamanho do banco e facilite o seu transporte.

Tecnicamente, o Banco Articulado é constituído por um assento desdobrável, constituído por um tampo de madeira, metal ou outro material qualquer; o tampo tem uma base com uma parte móvel e outra destacável. A parte móvel liga-se a duas pernas móveis, graças aos parafusos empregues. A parte destacável apoia-se por encaixe em duas pernas de encaixe e que possuem uma base de encaixe que serve de pega para o transporte do banco.

Para se colocar o banco na posição de sentar, o utilizador deve apoiar a base de assento nas pernas de encaixe; para dobrar o banco, levanta-se o tampo de assento, as pernas de encaixe são recolhidas entre as pernas móveis e depois baixa-se o tampo de assento de encontro às pernas. As pernas móveis e de encaixe são ligadas por travessas.