Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

Programa um computador
por estudante do Ensino Superior

25

Bolsas de Estudo oferecidas pelo Banco Islâmico de Desenvolvimento (BID)-2024-2025

O Instituto de Bolsas de Estudo, Instituto Público (IBE, IP), torna público que está aberto o concurso para candidaturas ao Programa de Bolsas de Estudo, oferecidas pelo Banco Islámico de Desenvolvimento anunciar no ano lectivo 2024-2025, nos níveis de Ensino Médio e Técnico profissional, Licenciatura, Mestrado e Doutoramento. Os candidatos interessados nos programas devem submeter as suas candidaturas no link abaixo indicado, cujo prazo é de 30 de abril de 2024.

https://www.isdb.org/scholarships

1. Critérios de Elegibilidade:

i. Ser cidadão moçambicano;

ii. Ter domínio da língua da instituição de estudo e capacidade de realizar trabalhos científicos;

iii. Não ter idade superior a 24 e 30 anos, para candidatos ao nível de Licenciatura e Mestrado respectivamente;

iv. Para instituições de ensino em Moçambique, recomenda-se que se apresente o comprovativo de inscrição.

2. Instituições de Estudo

O programa abrange instituições de ensino em Moçambique, ou seja, sediadas no território nacional (Para candidatos ao nível Médio Técnico Profissional e Licenciatura), assim como universidades dos países membros do IsDB listadas no top 1000 no ranking Times Higher Education Supplement (THES), disponiveis através do link https://www.timeshighereducation.com/world-university-rankings.

Será dada prioridade aos candidatos com admissão garantida em universidades de países membros que tenham celebrado um acordo de cooperação com o IsDB, como Malásia, Marrocos e Turquia, bem como a universidade de Makerere, no Uganda.

3. VII. Benefícios e Facilidades

O Programa abrange os seguintes benefícios:

a) Propinas, pagas diretamente às universidades;

b) Bolsa mensal proporcional ao custo de vida no país de estudo;

c) Custo do tratamento médico (na universidade ou no hospital estatal local); e

d) Para os estudantes que são selecionados para estudar no exterior, o IsDB também oferece bilhetes de classe económica (Ida e regresso definitivo), bem como um subsídio de instalação.

4. Documentos necessários

a) Formulário preenchido online através do link isdb.org/scholarships

b) Cópia autenticada do Certificado de Habilitações do nível anterior a que se candidata, com discrição das disciplinas e das respectivas classificações; e

c) Cópia autenticada do Passaporte.

5. Como candidatar-se

a) Os candidatos devem se inscrever usando o sistema de inscrição do IsDB;

b) O IsDB não aceitará candidaturas que não sejam submetidas através do sistema de candidaturas online ou após a data-limite acima indicada;

As candidaturas deverão ser igualmente submetidas na secretaria online do IBE, IP através do seguinte link https://secretaria.ibe.gov.mz observando as seguintes instruções:

– Na secretaria online do IBE, IP, no campo ficha de candidatura, o candidato deverá anexar o documento mencionado na alínea a); Na secretaria online, no campo anexar documentos, deverá anexar os seguintes documentos em ficheiro único, no formato, PDF:

– Requerimento dirigido à Diretora Geral do Instituto de Bolsas de Estudo, Instituto Público (IBE, IP), com a indicação dos contactos e e-mails e os restantes documentos enviados para o site do IsDB.

NB:

v. O programa eh totalmente financiada pelo Banco Islâmico de Desenvolvimento;

vi. A admissão pela instituição académica não significa que o candidato tenha sido aceite para o programa de bolsa de Estudo.

Para esclarecimentos e dúvidas:

Contacto: +258 867189661/21488825

E-mail: info.candidaturas@ibe.gov.mz

Website: www.ibe.gov.mz

Edital: https://www.ibe.gov.mz/?p=6323