Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

Programa um computador
por estudante do Ensino Superior

58

Bomba Manual de Captação de Água

A Bomba Manual de Captação de Água é uma máquina construída com base em ferros soldados a tubos e cantoneiras. Serve para captar água junto dum rio e ou de dentro dum poço. Esta máquina é essencialmente constituída por um Canal-de-saída-de-água; um Respirador (que serve para ‘sangrar’ a Bomba, no momento do arranque); e por um Eixo (que serve para a transmissão do movimento da Manivela, para o sistema de sucção de água). O sistema de sucção de água é constituído por um Êmbolo (solidário com a Válvula-de-sucção); um Cilindro-de-sucção; um Canal-de-captação-de-água; e uma Base-da-bomba (sobre a qual a estrutura da Bomba Manual de Captação de Água está assente).

Para o funcionamento desta Bomba Manual de Captação de Água, o Canal-de-captação-de-água é introduzido na água duma das margens de rio ou metido para o interior dum poço. Depois, introduz–se água no Respirador até encher o Canal-de-saída-de-água fechado. De seguida, bombeia-se a água através da Manivela; fazendo-se movimentos para-baixo e para-cima.

À medida que os movimentos são feitos, a Válvula-de-sucção (solidária com o Êmbolo) movimenta-se para-cima e para-baixo; assim se faz a sucção de água. Quando o movimento é feito para-cima, abre-se a Válvula-de-admissão; o que faz com que a água entre na Bomba Manual de Captação de Água. Quando o movimento é direccionado para-baixo fecha-se a bomba-de-admissão e abre-se a de Escape; e, assim, é feita a captação da água.

A Bomba Manual de Captação de Água é uma inovação desenvolvida pelo Senhor Alberto Sineque Sabão, Moçambicano, residente no Distrito de Chitima, na Província de Tete. Contacto: +258 829481091. Tem o Registo Nº MZ/P/2015/408, no IPI (Instituto da Propriedade Industrial) de Moçambique.