Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

Programa um computador
por estudante do Ensino Superior

25

Celebração do Dia Mundial da Ciência ao Serviço da Paz

Tem lugar quarta-feira dia 10 de Novembro do ano corrente, na cidade de Quelimane, Província da Zambézia, a cerimónia central referente ao Dia Mundial da Ciência ao Serviço da Paz, evento que se realiza sob o Lema:Conhecimento Científico e Inovação na Era Digital, Impulsionando o Desenvolvimento Sustentável.

A ser presidida pela Secretária de Estado da Província, da Zambézia Judith Faria, a celebração da efeméride visa promover a importância da Ciência para o desenvolvimento da sociedade e destacar as realizações alcançadas na investigação científica, transferência de tecnologias e inovação e inspirar o gosto pela Ciência nas gerações mais novas.

O Dia Mundial da Ciência ao serviço da Paz  celebra-se a 10 de  Novembro de cada ano,  e para o presente ano serão realizadas  em todas as províncias, actividades como exposições de produtos resultantes de investigação científica, de desenvolvimento tecnológico e de inovação; realização de palestras, entrevistas e debates sobre temas que enaltecem a relevância e a contribuição da ciência em diversas áreas que contribuem para o desenvolvimento; realização de Jornadas Científicas; e Visitas de estudo.

Nesta ordem, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), pretende juntar investigadores. Docentes; Estudantes; Alunos; Inovadores; e público. para enaltecer o papel da Ciência para o Desenvolvimento e, inspirar os cientistas moçambicanos a envolverem-se cada vez mais em actividades que visem alcançar soluções para os desafios actuais que o mundo e, Moçambique, em particular, enfrentam.