Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

Programa um computador
por estudante do Ensino Superior

18

Cerimónia de despedida do segundo grupo de estudantes bolseiros para Índia-2023

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) acolhe Quinta-feira, dia 13 de Abril do ano corrente, na Sala de Concelho do MCTES, sita na Av. Patrice Lumumba, n.º 770, cidade de Maputo, a Cerimónia de despedida do segundo grupo de estudantes bolseiros para Índia-2023.

Trata-se de um evento que conta com a participação de 33 estudantes bolseiros moçambicanos seleccionados pelo Instituto de Bolsas de Estudo, Instituto Público (IBE, IP), no contexto dos editais publicados no mês de Janeiro do presente ano, para candidaturas ao nível de Licenciatura na Universidade Marwadi, situada em Gujarat, Índia.

Os estudantes bolseiros seleccionados cursarão as áreas de Engenharia de Telecomunicações, Engenharia Eléctrica, Engenharia de Tecnologias de Comunicação, Engenharia Mecânicas, Engenharia Civil, Engenharia Agrícola e Biotecnologia.

Referir que as bolsas inserem –se no âmbito dos memorandos entre o IBE, IP e o Instituto Nacional das Comunicações de Moçambique (INCM), Autoridade Reguladora das Comunicações, para formação de 11 bolsas de estudo a raparigas de todas as províncias no curso de Engenharias de Telecomunicações; e o memorando entre IBE, IP e a Universidade Marwadi para formação de 22 estudantes moçambicanos nas áreas de formação definidas pelo Governo como prioritárias para impulsionar o desenvolvimento do país.

O IBE, IP é uma instituição pública Nacional tutelada pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, com a missão de atribuir bolsas de estudos para formação académica e profissional a moçambicanos, segundo as prioridades definidas pelo Governo.