Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

Programa um computador
por estudante do Ensino Superior

25

Cerimónia de Lançamento das Operações Estatísticas e III Reunião de Partilha com IES Públicas

Sua Excelência Daniel Nivagara, Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior orienta quarta-feira dia 24 de Novembro, na Universidade Rovuma (UniRovuma), Província de Nampula, a Cerimónia de Lançamento das Operações Estatísticas da Área da CTES (Ciência, Tecnologia e Ensino Superior), acção que vai permitir ao Governo conhecer a actual capacidade nacional de inovação tecnológica nas empresas e auxiliar a planificação de actividades e tomada de decisões.

A Realização destas operações tem como objectivo:

(i)  Disponibilizar informação sobre a percentagem de empresas com actividades de inovação;

(ii)  Fornecer informação estatística sobre a percentagem de empresas com os diversos tipos de inovação;

(iii)  Providenciar informação sobre o volume de negócios resultante da inovação;

(iv)  Fornecer informação sobre as despesas com actividades de inovação nas empresas;

(v) Fornecer informação sobre Factores que influenciaram e limitaram as Actividades de Inovação nas Empresas; e

(vi)Assegurar os compromissos internacionais em matéria de produção de estatísticas oficiais de inovação.

Conforme o Regulamento da Lei de base do Sistema Estatístico Nacional, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) é órgão Delegado do Instituto Nacional de Estatística (INE) no que se refere a Recolha, Apuramento e Difusão da Informação Estatística da Área de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Capítulo I, Artigo 7 do Decreto N.o 34/98 de 1 de Julho).

A Cerimónia de Lançamento das Operações Estatísticas conta com a participação de S.Excia Ministro do Comércio e Indústria, Eng. Carlos Mesquita; S.Excia Secretário de Estado na Província de Nampula, Dr. Mety Gondola; Excelentíssima Senhora Presidente do INE, Doutora Eliza Mónica Magaua, quadros do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior ( MCTES); Serviços Provinciais de Assuntos Sociais (SPAS). Representantes das Instituições de Investigação Científica; Representantes das Empresas; e Representantes das Instituições sem Fins Lucrativos.

Ainda à 24 de Novembro corrente, o Ministro Daniel Nivagara irá dirigir na Sala dos Professores do Campus de Napipine, a reunião com as Instituições Públicas de Ensino Superior (IES), onde será apreciada a Matriz da 2a Reunião com as Instituições Públicas de Ensino Superior; Partilha das boas Práticas Pedagógicas para Melhoria da Qualidade e Relevância no Ensino Superior na UniRovuma, Unilicungo, ISPM; e apresentação do estudo sobre a Taxa de Graduação – Evolução, Factores e Perspectivas na UNILURIO e ISCISA.

No decurso da reunião, será igualmente apresentado o Modelo de Negócios da MoReNet: Alargamento da Banda, Termos e Custos Envolvidos para as Instituições de Ensino Superior; as Boas Práticas de Gestão de Receitas Próprias nas Instituições de Ensino Superior Públicas; e Aprendizagem no Contexto da Covid-19: inquérito de Monitoria nas IES.