Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

Programa um computador
por estudante do Ensino Superior

18

CNAQ e ISPS Unem-se para Fortalecer o Ensino Superior em Moçambique

O Conselho Nacional de Avaliação da Qualidade do Ensino Superior (CNAQ) e o Instituto Superior Politécnico do Songo (ISPS) anunciaram uma parceria estratégica destinada a impulsionar a qualidade do ensino superior em Moçambique, por meio da assinatura de um memorando de entendimento.

Este acordo marca o início da criação do Centro de Referência em Qualidade e Qualificações do Ensino Superior Politécnico (CeRQES Politécnico), financiado pelo Banco Mundial por meio do Projecto de Melhoramento de Desenvolvimento de Competências em Moçambique (MozSkills) e visa fornecer serviços de formação, capacitação e assistência técnica às instituições de ensino superior politécnico da região central do país.

Durante a cerimónia de assinatura, Maria Luísa Chicote Agibo, Presidente do CNAQ, destacou a importância histórica desta parceria e enfatizou que o CeRQES Politécnico desempenhará um papel fundamental no desenvolvimento do ensino superior em Moçambique. Nos primeiros três anos de operação, o centro concentrará seus esforços nas áreas de Ciências,Tecnologia, Engenharia e Matemática (CTEM), visando ao desenvolvimento, registro e avaliação de qualificações nessas áreas, alinhando assim o ensino superior com as necessidades da indústria e da sociedade.

Agibo sublinhou que o CeRQES Politécnico não será apenas um espaço físico, mas, também, uma plataforma que permitirá que as instituições de ensino superior incorporem os mecanismos de garantia de qualidade como elementos essenciais para seu desenvolvimento institucional. Além disso, o centro desempenhará um papel crucial na formação de formadores, na capacitação de líderes e na promoção de benchmarking entre as instituições de ensino superior.

Por sua vez, António Cristo Pinto Madeira, Director Geral do ISPG, enfatizou que a parceria entre o CNAQ e o ISPS reflete o seu objectivo comum de construir um ensino superior relevante e sustentável em Moçambique. 

Pinto Madeira destacou que o CeRQES Politécnico é um passo significativo nessa jornada e terá um impacto profundo em todo o país, representando o compromisso de Moçambique em proporcionar uma educação de qualidade que atenda às necessidades presentes e futuras.

Importa frisar que a implementação do CeRQES Politécnico e de outros centros semelhantes fortalece o ensino superior em Moçambique, alinhando-se com os objectivos do país relativamente a Agenda 2063.