Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

Programa um computador
por estudante do Ensino Superior

25

Daniel Nivagara impressionado com inovação do sistema de irrigação

O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Daniel Nivagara, mostrou-se impressionado com o sistema de irrigação desenvolvido por um inovador no distrito de Inharrime, província de Inhambane, na região sul do país. O sentimento foi manifestado durante a visita de trabalho, realizada recentemente, a província de Inhambane.

Daniel Nivagara, demonstrou satisfação pelo facto do inovador Herminio Vasco Nguambe ter concebido um sistema de irrigação funcional com recurso a material local para a produção agrícola.

A inovação ou bomba hidráulica numa fase inicial é para o consumo domestico e está a beneficiar neste momento a doze famílias circunvizinhas da localidade de Dongane, distrito de Inharrime, província de Inhambane.

O dirigente felicitou o inovador pelo facto do mesmo conseguir produzir diversas culturas agrícolas ao longo do ano, tais como tomate, cebola, batata-reno, milho, feijão nhemba, amendoim, devido ao sistema de irrigação por si concebido, o que lhe tem possibilitado produzir alimentos, aumentar a sua renda familiar e melhorar o seu poder de compra.

No entanto, de forma a melhorar a presente inovação, o ministro da ciência, tecnologia e ensino superior, orientou o Centro de Investigação e Transferências de Tecnologias para o Desenvolvimento Comunitário (CITT), bem como o Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação dos Serviços Provinciais de Assuntos Sociais (SPAS) de Inhambane, à promoverem a interacção e acompanhamento do inovador por parte dos estabelecimentos de ensino técnico profissional e superior, bem como pelas instituições de investigação científica da província, vocacionadas às áreas de mecânica industrial, hidráulica, electricidade e electrónica.

A perspectiva é de que esta inovação seja registada no Instituto de Propriedade Industrial (IPI) e disseminada para outras comunidades com condições hidrológicas semelhantes às da comunidade do inovador. Para o efeito, em coordenação com o inovador está em curso a elaboração de um projecto para a mobilização dos recursos financeiros.

Na ocasião, o inovador, Hermínio Vasco Nguambe transmitiu satisfação pela visita do dirigente e pelo impacto positivo que o sistema de irrigação está possibilitando em sua vida.

Outrossim, manifestou o desejo de aumentar a capacidade do seu reservatório de água, por forma a conseguir irrigar grandes extensões de terras e fornecer água a mais famílias de sua comunidade.

Recordar que em 2019, o inovador participou da II Edição do Concurso Nacional de Inovação para o Desenvolvimento Comunitário, na temática sobre o uso sustentável de água, iniciativa promovida pelo MCTES, através do CITT, com apoio financeiro da MOZAL.

Neste concurso, o júri constituído por especialistas, considerou a inovação com potencial para gerar o impacto no desenvolvimento comunitário, tendo sido classificada em primeiro lugar e com direito à um prémio monetário no valor de 500.000,00Mts (quinhentos mil meticais). Na altura, deste valor, o inovador recebeu um cheque correspondente à 50% e, houve retenção dos restantes 50% para assegurar o melhoramento e disseminação da inovação na comunidade, sendo que agora em 2022 foram pagos os remanescentes 50%.

Com este último valor remanescente recebido, o inovador melhorou a sua inovação, incrementando a sua capacidade de captação e bombagem de água, aliado à maior segurança de manuseamento do sistema de irrigação.