Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

Programa um computador
por estudante do Ensino Superior

18

Daniel Nivagara quer graduados proactivos

“Como Governo, queremos graduados proactivos, que participem na promoção do progresso de Moçambique, criando autoemprego e empregando outros concidadãos e/ou trabalhando na nossa Administração Pública ou no sector produtivo, nacional ou estrangeiro. Levem sempre convosco, como fonte de eterna inspiração, o lema de vossa digna instituição “O Extraordinário Pertence aos que Fazem Acontecer”. Façam sempre parte da solução e, não do problema”, apelou Daniel Nivagara, Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Intervindo durante a décima sexta cerimónia de graduação do Instituto Superior de Educação e Tecnologia (ISET) – One World, o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Daniel Nivagara, felicitou a instituição pela importância que atribuem à necessidade de existência de um equilibrado sustentável no universo entre homens, animais e plantas.

Para o dirigente, o ISET – One World e outras instituições de ensino superior nacionais, públicas e privadas, têm a nobre responsabilidade de formar o Capital Humano e Social de elevada qualidade para participar, activamente, nesta patriótica missão de promover o crescimento e desenvolvimento socioeconómico nacional.

Igualmente felicitou a instituição de ensino superior pela graduação no nível de Licenciatura, de 80 estudantes finalistas dos Cursos de Pedagogia, Educação para o Desenvolvimento Comunitário, bem como do Curso de Ensino de Português, na modalidade presencial e em regime de internato (42 graduados), quanto na modalidade de Ensino à Distância (38 graduados).

“Dos 42 graduados na modalidade presencial e regime de internato 50% corresponder à cifra de mulheres, sendo que na modalidade do Ensino à Distância dos 38 graduados 44% corresponder à cifra de mulheres, perfazendo um universo global de 48% de mulheres no total de 80 graduados”, disse.

De acordo dom Nivagara, a instituição de ensino superior está a investir, incessantemente, na formação e empoderamento da mulher moçambicana, rumo à paridade de género na educação.

O director geral do ISET, Adriano Niquice, disse no evento que o governo tem sido o maior pilar no domínio de aprendizagem para a componente prática, investigação e extensão.

No seu discurso, Adriano Niquice exortou os graduados a serem os embaixadores da instituição da divulgando os seus ideais e empenhando-se no trabalho para dignificar a formação.

“Os graduados precisam desenvolver profissionalmente e academicamente”, vincou Adriano Niquice.

O Administrador executivo Geral do ISET, Thomas Hoejmark informou que os graduados na sua maioria são professores das escolas primárias da região, acrescentando que haja sempre uma relação entre os estudantes e a escola.

Thomas Hoejmark referiu que a instituição tem dois cursos de mestrado em pedagogia e didactica no formato presencial e estão a realizar esforços com o Conselho Nacional de Avaliação de Qualidade (CNAQ) para a aprovação do curso a distância.

“A preocupação da instituição é oferecer insumos para que os graduados possam por si moldar o mundo”, salientou.

Qualidade de ensino superior

Para o titular da pasta de ciência, tecnologia e ensino superior, um dos assuntos cadentes e incontornáveis na área do ensino superior é relativo à qualidade deste mesmo subsistema e constitui desiderato permanentemente do Governo.

No seu discurso, Daniel Nivagara referiu que o conceito de qualidade do ensino superior envolve diversos indicadores e valências a considerar, de forma sistémica e holística.

Deste modo, aspectos inerentes ao tipo e adequação das infraestruturas ao processo de ensino e aprendizagem, nível de formação do corpo docente, tipo de cursos ministrados versus domínio de actuação licenciado para o efeito, curriculas académicos, existência de órgãos colegiais e sua democraticidade, existência de unidades de garantia de qualidade, nível de acreditação de cursos e programas, nível de cooperação nacional e internacional, entre outras realidades referentes a conformação à legislação do ensino superior em vigor, concorrem para a avaliação de qualidade neste subsistema de ensino.

Assim, exortou o ISET – One World à acelerar a elevação do nível de formação do seu corpo docente, aos níveis de Doutor e Mestre, para conformar-se, neste quesito específico, com a legislação em vigor, acrescentando que os docentes desta instituição de ensino superior com o nível de licenciatura, encontra-se em formação para aquisição do grau de mestre, realidade que se espera ser concretizada ainda no decurso do presente ano.

Outrossim, o instituto superior possui no conjunto do seu corpo docente, nacionais de Moçambique, Dinamarca, Espanha, Holanda e Brasil, o que em nosso entender enriquece o processo de ensino e aprendizagem, ao fazer conciliar a teoria a realidades práticas e saberes de diferentes cantos do mundo.

Avaliação de cursos

No que tange a avaliação de cursos, Daniel Nivagra felicitou a instituição por ter efectuado com sucesso a avaliação institucional e possuir todos os cursos por si ministrados acreditados, tanto os ministrados na modalidade presencial, quanto os à distância.

“Este é o caminho que se pretende que seja seguindo por todas as instituições de ensino superior, ou seja, a sua permanente actuação dentro do quadro legal em vigor do ensino superior”, vincou o dirigente.

Igualmente, apelou a instituição a dinamizar, ainda mais, em paralelo ao ensino, as suas actividades de investigação e extensão universitária, promovendo a transferência de conhecimento e tecnologia para as comunidades, como exortou a divulgação das suas realizações académicas e científicas, através das sua Revista “Educação e Desenvolvimento”, bem como por intermédio de realização de jornadas científicas, jornadas pedagógicas.

Recordar que a acção do Governo, através dos seus diferentes pelouros ministeriais e áreas de intervenção afins, visa o cumprimento satisfatório dos compromissos assumidos no âmbito do seu Programa Quinquenal, 2020-2024, cujo objectivo central é “estabelecer uma economia mais diversificada e competitiva, intensificando os sectores produtivos com o potencial para elevar a geração de rendas e criação de mais oportunidades de emprego, sobretudo, para jovens”.