Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

Programa um computador
por estudante do Ensino Superior

32

Descascador de Amendoim de Propulsão Manual com Separador de Casca

O Descascador de Amendoim de Propulsão Manual com Separador de Casca é uma máquina simples feita a base chapas-de-ferro, veio central, paletas de varão, rolamentos e separadores (construídos em chapa galvanizada) e possui uma manivela de propulsão.

O funcionamento deste Descascador consiste na introdução do amendoim na parte superior, depois de se ter regulado a carga; abrindo ou fechando a rampa do doseador. Quando o amendoim cai na câmara de descasque, com o veio em movimento, as paletas (soldadas ao longo do veio principal) rasgam a casca e fazem rolar o amendoim descascado para os orifícios do primeiro crivo; caindo de seguida no segundo crivo. Por sua vez, a casca triturada também cai ao atravessar o segundo crivo.

Devido ao efeito da gravidade, o amendoim que cai no plano inclinado do segundo crivo, rola em velocidade para a boca-de-saída do amendoim limpo; enquanto a casca atravessa o crivo e cai para a rampa de descarga da casca.

O Descascador de Amendoim de Propulsão Manual com Separador de Casca é uma inovação desenvolvida pelo Senhor Inocêncio Francisco Uele; Moçambicano, residente no Distrito de Inhassoro, na Província de Inhambane. Contacto: +258 845126030.

Tem o Registo Nº MZ/2014/375, no IPI (Instituto da Propriedade Industrial) de Moçambique.