Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

Programa um computador
por estudante do Ensino Superior

58

Fechadura Controlada por Telemóvel

A Fechadura Controlada por Telemóvel é um dispositivo munido de circuitos eléctricos; inovado para ser colocado em portas de habitações ou de recintos com necessidade de segurança muito refinada. Este dispositivo pode ser colocado, por exemplo na porta principal duma moradia, com o objectivo de controlar qualquer acção estranha ou pressão que aconteça sobre essa mesma porta. O dispositivo só funciona quando o dono da moradia tiver activado este sistema de controlo centrado na Fechadura Controlada por Telemóvel.

Uma vez activado o sistema desta Fechadura, o ‘Comando’ fica ligado; fazendo com que, ao menor contacto físico com a porta, sejam geradas correntes-magnéticas que são enviadas para o ‘Comando’. Por sua vez, o ‘Comando’ emite um sinal para o telemóvel do dono da moradia; ao mesmo tempo que automaticamente se acciona a sirene-de-alarme (montada nuns dos cantos da moradia). O telemóvel serve ainda para desactivar o sistema; fazendo-se uma chamada para o ‘Comando’, ou para abrir a porta da moradia ou para a manter fechada.

A Fechadura Controlada por Telemóvel é inovação desenvolvida pelo Senhor Lovemore Isac Hassan Supanela, Moçambicano residente na Cidade de Tete, na Província de Tete. Contacto: +258 843607358. Tem o Registo Nº MZ/P/2015/407, no IPI (Instituto da Propriedade Industrial) de Moçambique