MCTES Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

Programa um computador
por estudante do Ensino Superior

18

Formação para o Desenvolvimento de Competências: Uma Prioridade para o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

A formação é essencial para melhorar a produtividade e promover o desenvolvimento pessoal e institucional, afirmou Nilsa Miquidade, Secretária Permanente do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES). Suas palavras foram proferidas durante a 2ª Acção de Capacitação de três dias destinada aos funcionários do MCTES, como parte da implementação do Projecto de Melhoramento do Desenvolvimento de Competências em Moçambique, conhecido como Projecto Mozskills

Esta iniciativa de capacitação representa a segunda de uma série maior e regular de formações planificadas para os funcionários do MCTES, abrangendo tópicos fundamentais para o desenvolvimento pessoal e institucional no papel de servidores públicos.

Durante a capacitação, foram abordados diversos tópicos cruciais, incluindo Relações Humanas e Ética Profissional, Fundamentos Legais da Ética Administrativa, Prevenção e Combate à Corrupção e Crimes Afins, bem como o papel dos Funcionários e Agentes do Estado nesse esforço. Além disso, temas como Relações Interpessoais e Ética e, Técnicas de Atendimento ao Público (Boas Práticas), também foram discutidos.

A diversidade e relevância dos temas demonstram o compromisso em fornecer conhecimento teórico e analítico aos participantes, bem como incutir valores de ética e conduta profissional exemplar. Essa abordagem é essencial para fortalecer o serviço público e cumprir os objectivos organizacionais.

Nilsa Miquidade enfatizou que a formação é uma das maneiras mais eficazes de aumentar a produtividade individual e comunicar os objetivos da organização. Ela expressou a esperança de que essa capacitação proporcione aos participantes ferramentas teóricas e práticas para enfrentar os desafios em constante mudança do ambiente organizacional e aprimore suas habilidades de prestação de serviços aos cidadãos.

A Secretária Permanente também felicitou a equipe de facilitadores da acção de capacitação, destacando sua dedicação para alcançar os resultados esperados. Além disso, ela expressou sua gratidão ao Projecto Mozskills pelo financiamento dessa iniciativa, que contribuirá significativamente para o aprimoramento das competências dos recursos humanos do MCTES e, consequentemente, contribuíndo para o crescente fortalecimento da Administração Pública em Moçambique.