Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

Programa um computador
por estudante do Ensino Superior

25

Graduados do ISCISA instados à contribuir para redução de problemas de Saúde pública

O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Daniel Nivagara, desafia os graduados do Instituto Superior de Ciências de Saúde (ISCISA) à contribuir para a redução da mortalidade materna-infantil, de doenças endémicas, da fome crónica, entre outros problemas de Saúde pública.

O desfia foi lançado durante a XIII Cerimónia de Graduação do ISCISA, havida sexta-feira, dia 28 de Outubro do corrente ano, em Maputo, onde tomaram parte 475 graduados, os quais vão reforçar o Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Na ocasião, o ministro recomendou aos graduados a trabalharem mais próximos às comunidades, dando continuidade às acções de Extensão Comunitária que realizaram durante a respectiva formação, promovendo estilos de vida saudáveis, incutindo ensinamentos sobre a prevenção de doenças e aumentando, por conseguinte, a qualidade de vida das comunidades e não esperar que estes apareçam nas Unidades Sanitárias para tratar doenças que podem ser evitadas.

“Esperamos por isso, que vós graduados, possam fortalecer o Serviço Nacional de Saúde (SNS), emprestando uma nova dinâmica ao sector, através do vosso desempenho com qualidade, pois, numa Unidade Sanitária, o essencial é a satisfação do doente, daquele que procura por apoio e ajuda”, salientou o ministro.

Num outro desenvolvimento, o ministro recordou que o Programa Quinquenal do Governo 2020-2024 (PQG 2020-2024) define como objectivo central “adoptar uma economia mais diversificada e competitiva, intensificando os sectores produtivos com o potencial para elevar a geração de renda e criação de mais oportunidades de emprego, sobretudo, para jovens.

Nesta ordem, no conjunto de suas inúmeras actividades, as Instituições de Ensino Superior, como o caso do ISCISA, têm a grande responsabilidade de contribuírem para o alcance dos nobres desideratos planificados no âmbito dos programas quinquenais de governação, através da formação de Capital Humano e Social de elevada qualidade técnico-científica, que contribua para o crescimento e desenvolvimento socioeconómico nacional.

Refira que desde a sua criação no ano 2004, o ISCISA já graduou 2921 Licenciados em diversas especialidades de Saúde, nomeadamente, Administração e Gestão Hospitalar, Anatomia Patológica, Anestesiologia, Enfermagem Geral, Enfermagem de Saúde Materna, Enfermagem Pediátrica, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia Clínica, Saúde Pública, Tecnologia Biomédica e Laboratorial, Instrumentação, Terapia Ocupacional e Cirurgia. Graduou, igualmente, 64 Mestres em Cuidados Intensivos e Traumatologia, Enfermagem de Saúde Materna e Neonatologia, Pedagogia e Didáctica em Saúde, Organização e Gestão Pedagógica e, Ciências de Saúde.