Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

Programa um computador
por estudante do Ensino Superior

25

IBE e UniLab reforçam laços de cooperação

O Instituto de Bolsas de Estudo (IBE), instituição tutelada pelo Ministro que superintende a área do ensino superior em Moçambique e, a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UniLab), da República Federativa do Brasil, decidiram fortalecer a sua cooperação institucional, com vista à formar mais moçambicanos nas áreas de Administração Pública, Agronomia, Ciências Biológicas, Enfermagem, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Computação, Engenharia de Energias, Farmácia, Física e Humanidades.

O posicionamento foi manifestado à 14 de Novembro corrente, aquando da audiência de trabalho concedida às direções do IBE e da UniLab por Sua Excelência Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Daniel Nivagara. O acordo de cooperação entre o IBE e a UniLab possui um período de vigência de 5 anos e tem como principal objectivo a concessão de bolsas de estudo à estudantes moçambicanos(as) aprovados em processos selectivos conduzidos pela UNILAB, para frequência no Brasil os níveis de graduação e da Pós-graduação.

No decurso da aludida audiência de trabalho, Sua Excelência o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Daniel Nivagara, manifestou satisfação pelo estágio de cooperação entre ambas as instituições, destacando a relevância do Brasil na área da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior ao nível da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Igualmente, o governante desafiou as duas partes à incrementarem o número de bolseiros, sobretudo, das zonas rurais, por constituírem uma camada populacional com menos acesso à informação sobre disponibilidade de bolsas de estudo, comparativamente aos grupos populacionais dos principais centros urbanos do país.

Como fruto da cooperação entre o IBE e a UniLab, nos últimos 11 anos, foram formados no Brasil trinta e seis (36) moçambicanos em diversas áreas do saber. Actualmente, a UniLab acolhe 101 estudantes moçambicanos nos cursos de enfermagem, agronomia, Administração pública, computação, farmácia e outros ligados a ciências e tecnologia