Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

Programa um computador
por estudante do Ensino Superior

18

IBE mobiliza bolsas de estudos junto a Universidade Beira Interior de Portugal

O Instituto de Bolsas de Estudos (IBE, IP) atribuirá um total de 33 bolsas de estudos à cidadãos moçambicanos para poderem continuar os seus estudos na Universidade Beira Interior (UBI), em Portugal, no ano de 2023.

Esta informação foi avançada pela Directora-Geral do IBE, IP, Carla Caomba, durante a visita de trabalho efectuada recentemente, aquela universidade portuguesa, onde manteve encontro com o respectivo Vice – Reitor, José Pascoa, responsável pela área de internacionalização e interacção com a sociedade.

Segundo a Directora Carla Caomba, a atribuição das referidas bolsas inserem-se no âmbito do fortalecimento dos laços de cooperação já existentes, mas, que se encontravam numa fase estacionária.

Com efeito, nesta nova fase de cooperação a UBI, para além do nível de licenciatura, abriu espaço para a formação nos níveis de Mestrado e Doutoramento, sendo que para o ano 2023, foram disponibilizadas 33 vagas para bolsas de estudo comparticipadas nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharias e Matemática (CTEM).

O estreitamento de laços de cooperação entre o IBE, IP e a UBI  para a formação de cidadãos moçambicanos, enquadra-se nos esforços do Governo para formação e desenvolvimento do capital humano, uma das prioridades do Programa Quinquenal do Governo 2020 – 2024. 

Encontram-se a frequentar os cursos de licenciatura naquela Universidade, 05 estudantes bolseiros, deste número, 03 são do género feminino e 02 masculino.

O IBE, IP é uma instituição pública nacional que atribui bolsas de estudo para formação académica e profissional de moçambicanos, conforme as políticas e áreas prioritárias definidas pelo  Governo de Moçambique.