Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

Programa um computador
por estudante do Ensino Superior

32

Leite de Soja Yogurte de Soja

Leite de Soja Yogurte de Soja resultam da exploração duma farma de soja pertença do inovador Lucas Mujojo. A Iniciativa envolve 65 famílias, em regime de trabalho sazonal, para o cultivo regular de soja e para o fabrico e venda dos seus derivados. Isto favorece a existência da segurança alimentar e nutricional, a produção de ração animal e de estrume de excremento de galinhas para uso como fertilizante.

Esta inovação assenta no agro-processamento da Soja e na exploração racional dos seus derivados numa Cadeia de Valor de base empreendedora, tanto para a produção de Leite e de Yogurte, quanto de Farinha com que se faz Pão integral (com 60% de farinha de soja), Fritos (com feitio de ‘Chips’) e Ração (com 80% de farinha de soja) para galinhas poedeiras.

O volume de produção de Leite e Yogurte de soja está actualmente numa média mensal mil e quatrocentos e quarenta por mês (1.440L/Mês). Para o efeito contribui como matéria-prima a soja fornecida pelos pequenos camponeses do Corredor da Beira. Vai sendo gradualmente aumentada, de forma a se alcançar seis (6) mil litros por mês. Esta aposta de desenvolvimento inclui a montagem de moageiras de soja e os camponeses produtores de soja são incentivados a construir padarias com base em materiais-locais.

Só▪Leite de Soja Yogurte de Soja é uma inovação desenvolvida pelo Senhor Lucas Mujojo, Moçambicano; da Localidade de Belas, no Posto Administrativo de Vandúzi, no Distrito de Manica, na Província de Manica,. Contacto: so.leiteyogurtesoja@gmail.com e +258 828462782.

Fonte: Inovador Lucas Mujojo; In Power-point ‘Processamento da Soja’ Escrito e Revisto por: Paulo Sérgio (Investigador Assistente); Para: Senhor Director Nacional Adjunto de Ciência e Tecnologia, Engº Benjamim Langa; Maputo, 4ª feira, 3/8/2016