Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

Programa um computador
por estudante do Ensino Superior

32

Máquina de Fazer Manteiga de Amendoim

O Descascador de Amendoim de Propulsão Manual com Separador de Casca é uma máquina simples feita a base chapas-de-ferro, veio central, paletas de varão, rolamentos e separadores (construídos em chapa galvanizada) e possui uma manivela de propulsão.

A Máquina de Fazer Manteiga de Amendoim é uma máquina simples que permite triturar o amendoim, transformando-o numa pasta que é usada na produção de manteiga. Esta inovação é composta por um motor eléctrico e que acciona um veio que transmite o movimento aos martelos instalados dentro da câmara de moagem que é alimentada através do funil de carga.

Posta uma porção de amendoim na câmara de moagem, quando o motor eléctrico é colocando em funcionamento, o amendoim é triturado até se transformar em pasta. Esta pasta por um crivo que faz a selecção entre o amendoim moído e o amendoim que ainda se encontra em forma de grãos e que é recolhido para o tratamento posterior.

A Máquina de Fazer Manteiga de Amendoim é inovação desenvolvida Senhor Maike Maroodza; Moçambicano, residente na Cidade de Manica, na Província de Manica.

Tem o Registo Nº MZ/2013/292, no IPI (Instituto da Propriedade Industrial) de Moçambique.