MCTES Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

32

Máquina Eléctrica de Serrar Madeira

A Máquina Eléctrica de Serrar Madeira é uma máquina construída com base em chapas-de -ferro, cantoneiras, motor eléctrico, chapa-de-unitex, veio de transmissão e um disco-de-serra. Esta inovação consiste em uma Bancada-móvel de ferro, constituída de chapa-de-ferro, cantoneira e chapas-de-unitex. Nesta bancada estão montados um motor eléctrico contendo uma polia e regulador de corrente. O tampo […]

A Máquina Eléctrica de Serrar Madeira é uma máquina construída com base em chapas-de -ferro, cantoneiras, motor eléctrico, chapa-de-unitex, veio de transmissão e um disco-de-serra.

Esta inovação consiste em uma Bancada-móvel de ferro, constituída de chapa-de-ferro, cantoneira e chapas-de-unitex. Nesta bancada estão montados um motor eléctrico contendo uma polia e regulador de corrente. O tampo da bancada possui uma ranhura através da qual sai o disco-de-corte que está fixo na parte inferior do tampo. O disco está fixo num veio que contem duas chumaceiras e uma polia que serve para receber o movimento de rotação transmitido pelo motor eléctrico, através de correias de transmissão.

Em cima do tampo da bancada existe um paralelo-móvel que serve de regulador do tamanho de madeira a cortar.

A Máquina Eléctrica de Serrar Madeira é inovação desenvolvida pelo Senhor Nito Johane Vilancul; Moçambicano, residente no Distrito de Massinga, Província de Inhambane. Contacto: +258 82-9730180.

Tem o Registo Nº MZ/2014/379, no IPI (Instituto da Propriedade Industrial) de Moçambique.