Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

Programa um computador
por estudante do Ensino Superior

58

Máquina para Serrar Madeira

A Máquina para Serrar Madeira designada “Pé-se-serra” foi inventada com objectivo de melhorar as situações relacionadas com custos elevados na compra e utilização das máquinas que sempre se usam, porque estas não têm as desvantagens das tais máquinas habituais.

A máquina de corte de madeira denominada “Pé-de-serra” é constituída por dois arcos de bicicleta, que só giram quando são postos em movimento de rotação os dois pedais que a maquina possui, na medida em que os dois arcos vão girando, accionam a roda dentada através do processo de engrenagem que está ligado no eixo com a pedra redonda de aproximadamente 15kg e o disco cortante, a corrente de bicicleta estabelece associação entre a roda–livre e roda pedaleira, é ela que transmite a velocidade primária e outras velocidades noutros arcos.

A Máquina para Serrar Madeira designada “Pé-se-serra” é uma inovação desenvolvida pelo Senhor Silvério Amane Arade, Moçambicano, residente na Cidade de Lichinga, Província de Niassa. Contacto: +258 82-7307848. Tem o Registo Nº MZ/2012/237, no IPI (Instituto da Propriedade Industrial) de Moçambique.

Legenda: 1. Cubo de bicicleta, 2. Disco de corte, 3. Peso auxiliar, 4. Carrete de bicicleta, 5. Arco de bicicleta, 6. Roda livre, 7. Corrente de bicicleta, 8. Pedais, 9. Cremalheira de bicicleta