Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

Programa um computador
por estudante do Ensino Superior

25

MCTES acolhe Workshop de Elaboração da Estratégia de Comunicação e Advocacia sobre Edição Genómica em Moçambique

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), através do Centro Nacional de Biotecnologia e Biociências (CNBB), acolhe de 30 de Maio a 02 de Junho do ano corrente, em Maputo, o Workshop de Elaboração da Estratégia de Comunicação e Advocacia (ECA) e Plano de Acção sobre a Edição Genómica em Moçambique.

Trata-se de uma acção desenvolvida em coordenação com o Centro de Excelência em Ciência, Tecnologia e Inovação da AUDA-NEPAD (CoE STI), que foi estabelecido para promover o uso e integração de inovações por meio de parcerias, ligando a ciência e a prática para acelerar a transformação sócio-económica de África, o qual está a liderar o projecto para optimizar a Agricultura em África através da optimização da Edição Genómica.

Segundo a Directora do Centro Nacional de Biotecnologia e Biociências (CNBB), Alsácia Atanásio, a implementação da Estratégia de Comunicação e Advocacia deverá aumentar a consciencialização, conhecimento, compreensão e confiança na capacidade das instituições de investigação agrária e desenvolvimento tecnológico em promoverem inovações locais baseadas na ciência, com aplicação da Biotecnologia Moderna, como o caso de técnicas de Edição do Genoma, pelo Governo, Produtores, Sector Privado, Mídias e Público.

Aliás, a Edição do Genoma (GEd) é uma das aplicações modernas da biologia molecular que permite alterações direccionadas e precisas dos genomas de plantas, animais e microorganismos. Essa mudança no Ácido Desoxirribonucleico (ADN) é direccionada para atingir um propósito específico ou uma característica pré-determinada num organismo que não pode ser alcançada por meio de técnicas convencionais. A aplicação destas técnicas apoia na obtenção de resultados- chave de desenvolvimento, tais como aumento da produção e produtividade agrária, a adaptação às alterações climáticas e a redução da pobreza e sustentabilidade dos sistemas alimentares.

Com efeito, o sucesso da adopção da tecnologia na agricultura depende muito do conhecimento dos produtores sobre as condições agronómicas e climáticas, e da aceitação pelos consumidores e cumprimento dos marcos regulatórios do país. Deste modo, uma tecnologia não pode ser vista isoladamente, mas precisa ser contextualizada considerando as configurações sócio-culturais das sociedades.

Na ocasião, Alsácia Atanásio, explicou que o objectivo do projecto de Edição do Genoma (GEd) é promover uma compreensão mais ampla da Biotecnologia moderna com foco na GEd pelos diferentes grupos de partes interessadas por meio da comunicação e advocacia para uma melhor aceitação da ferramenta para optimizar a Agricultura em África, e Moçambique faz parte dos países em que a iniciativa será implementada na fase piloto. Isso inclui apoio para alcançar os principais resultados do desenvolvimento, como adaptação às mudanças climáticas, redução da pobreza e melhoria dos sistemas alimentares para melhorar os meios de subsistência.

O projecto baseia-se e complementa os esforços em curso da AUDA-NEPAD no sentido de aumentar as capacidades reguladoras da Biossegurança através da Rede Africana de Especialidades em Biossegurança (ABNE). Enquanto o foco da ABNE está na regulamentação para garantir a biossegurança, o Centro de Excelência em Ciência, Tecnologia e Inovação da AUDA-NEPAD traz um foco na inovação e capacidades de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) para a comercialização de produtos agrários com genomas editados, contribuindo assim para a rápida industrialização. Isso decorre do reconhecimento contido na Agenda 2063 de que os avanços tecnológicos das inovações biotecnológicas no desenvolvimento de plantas e animais têm o potencial de promover as metas de sustentabilidade da agricultura continental e transformar as sociedades africanas.

Recorde que Moçambique acolheu de 29 a 31 de Março de 2023, na Cidade de Maputo, o workshop de lançamento da iniciativa Ged. Neste sentido, e dando seguimento às acções visando a implementação da GEd em Moçambique, há necessidade de reforçar a confiança da sociedade, do Governo, sector privado e da comunicação social no que concerne ao uso da Biotecnologia Moderna para optimizar a Agricultura, em particular a GEd através de uma Estratégia de Comunicação e Advocacia robusta.

O workshop conta com a participação de representantes de instituições de investigação científica, instituições de ensino superior, do Governo (através dos Ministérios directamente envolvidos nesta matéria, nomeadamente, o MCTES, o Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural – MADER, o Ministério do Mar, Águas Interiores e Pescas – MIMAIP, o Ministério da Terra e Ambiente – MTA e, o Ministério da Indústria e Comercio – MIC, OFAB Moçambique, Sector Privado e Órgãos de Comunicação social.