MCTES Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

18

MCTES e RM formalizam memorando para divulgação da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) e a Rádio Moçambique (RM,E.P.) rubricaram um memorando de entendimento para promover a consciencialização social sobre o papel da Ciência, da Tecnologia, da Inovação e do Ensino Superior na indução do desenvolvimento do país e, divulgar matérias relacionadas as áreas em questão. Discursando por ocasião da […]

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) e a Rádio Moçambique (RM,E.P.) rubricaram um memorando de entendimento para promover a consciencialização social sobre o papel da Ciência, da Tecnologia, da Inovação e do Ensino Superior na indução do desenvolvimento do país e, divulgar matérias relacionadas as áreas em questão.

Discursando por ocasião da assinatura do memorando, o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior Daniel Nivagara, disse  que o pelouro que dirige tem relações de trabalho profícuas com a RM, E.P. através da cobertura e divulgação  de actividades no âmbito da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior nos seus diversos canais, programas e plataformas, bem como a participação de representantes do MCTES  em programas afins, tais como, “Cartas na Mesa”, “Café da Manhã”, “Linha Directa”, “Portal Científico”, “Eco Estudantil”, entre outros.

Com o memorando pretende-se maximizar as condições técnicas e operacionais para utilização das estações RM, E.P. para Divulgação massiva, abrangente e inclusiva de informações atinentes a Ciência, a Tecnologia e ao Ensino Superior.

Deste modo, a relação permitirá promover o acesso à informação, conhecimento e tecnologias com o potencial de gerar impacto positivo na melhoria da qualidade de vida dos moçambicanos; promover a educação para a Ciência, Tecnologia, Inovação e Cidadania; promover a criação de uma cultura de Ciência e Tecnologia na sociedade moçambicana.

Outrossim, promover a transferência de conhecimento e tecnologias; e promover a consciencialização da sociedade em prol de um Ensino Superior de Qualidade e Relevantes para Todos.

“Acreditamos que os efeitos positivos desta parceria institucional terão um contributo assinalável para o cumprimento de nossos compromissos no âmbito do Programa Quinquenal do Governo 2020 – 2024 (PQG 2020 – 2024)”, disse o dirigente.

Daniel Nivagara exortou aos integrantes da Comissão Conjunta que será constituída para a operacionalização deste Memorando, a elaborarem, o quanto antes, o Plano Anual de Actividades e, efectivar-se, seguidamente, a sua operacionalização, para que o objectivo central desta parceria seja alcançado satisfatoriamente.

Para o Presidente de Conselho de Administração da RM, E.P., Abdul Naguibo, a instituição radiofónica está ciente que a Ciência e Tecnologia podem gerar riqueza, num contexto cada vez mais competitivo, em que a inovação pode-se sobrepor aos diplomas universitários e abrir caminhos para que os criativos conquistem o seu espaço rumo à sua independência financeira, através da produção de soluções alternativas às necessidades do país.

Na sua intervenção frisou que o memorando rubricado com o Ministério constitui um valioso instrumento de mobilização para estimular a cultura de ciência e a melhoria da qualidade de vida dos moçambicanos.

“A rádio Moçambique aproveita a oportunidade para manifestar a sua gratidão por ser contemplada na formação do seu pessoal me matérias de utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação e no domínio e tratamento de assuntos candentes, como sejam, a Etnobotânica, a Biotecnologia, a Biociências e a Segurança Cibernética”, vincou.

Neste sentido, a RM, E.P. Compromete-se a produzir conteúdos informativos e educativos para promover a Ciência, a Tecnologia, a Inovação, o Desenvolvimento Tecnológico, a Transferência de Tecnologias e o Ensino Superior, como factores do desenvolvimento socioeconómico do país.

Importa referir que o memorando foi rubricado pela Secretária Permanente do MCTES, Nilsa Miquidade, na presença de parte dos membros do Conselho consultivo do Ministro da Ciência, Tecnologia e  Ensino Superior e o PCA da RM, E.P, Abdul Naguibo, na presença do Administrador de Produção, Jeremias Ângelo, Administrador Comercial e de Marketing, António Barros, e Assessor para Cooperação Institucional e Gestão de Memorandos, Patrício Filipe.