Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

Programa um computador
por estudante do Ensino Superior

25

MCTES participa no Brasil no Seminário de Avaliação do Projecto-piloto de Cooperação Tripartido Brasil, Reino Unido e África sobre a Produção Estatística

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) participou na República Federativa do Brasil, designadamente, de 27 à 28 de Fevereiro passado na cidade do Rio de Janeiro e, de 01 à 03 de Março corrente na cidade de Brasília, no Seminário de Avaliação do Projecto-piloto de Cooperação Tripartido Brasil, Reino Unido e África sobre a Produção Estatística em tempo real.

Com a realização do evento em apreço, visava-se, entre outros, fazer o balanço da fase piloto do Projecto de Cooperação Trilateral Reino Unido, Brasil e África no âmbito da produção estatística em tempo real e definir-se as prioridades para as fases subsequentes.

A nível bilateral, o MCTES capitalizou esta oportunidade para abrir novas linhas de cooperação com instituições brasileiras, sendo de destacar a interacção estabelecida com a Fiocruz, como o estabelecimento de um Memorando de Entendimento “umbrela” para toda intervenção desta instituição em Moçambique nas áreas de pesquisa, formação nos níveis de doutoramento, mestrado, bolsas de estudos, projectos de investigação conjunto, publicações científicas, entre outros.

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) é uma Instituição de referência na produção de dados estatísticos em tempo real e, é uma instituição nacional brasileira de pesquisa e desenvolvimento em ciências biológicas, é a maior e mais importante instituição de ciência e tecnologia em saúde da América Latina, sendo referência em pesquisas na área de saúde pública.

Com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o treinamento, a assistência técnica e a realização de eventos conjuntos, são as acções pré-acordadas pelo MCTES para seguimento. O IBGE é principal provedor de dados e informações do Brasil.

O Seminário de Avaliação do Projecto-piloto de Cooperação Tripartido Brasil, Reino Unido e África contou com a participação dos representantes da Agência de Cooperação Brasileira (ABC), Embaixada do Reino Unido no Brasil, Agência de Desenvolvimento da União Africana (AUDA-NEPAD), Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) Cabo Verde, Moçambique e África do Sul.

A delegação do MCTES ao evento em referência foi composta pela Excelentíssima Senhora Secretária Permanente, Enga. Nilsa Miquidade, pela Excelentíssima Senhora Directora Nacional-adjunta de Planificação, Estatística e Cooperação, Dra. Rachida Mamade, pela Excelentíssima Senhora Directora-geral do Instituto de Bolsas de Estudo, Dra. Carla Caomba e, pelo Excelentíssimo Senhor Chefe do Departamento de Estatística, na Direcção de Planificação, Estatística e Cooperação, Dr. Maximiano Dgedge.