Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

Programa um computador
por estudante do Ensino Superior

58

Mini Hidro Eléctrica

A Mini Hidro Eléctrica que constitui a presente inovação é um sistema constituído por uma turbina com duas polias, assente sobre duas chumaceiras, um alternador, uma moageira e um sistema de canalização de água.

A Turbina assente em duas chumaceiras, com um diâmetro de cerca de 680 mm, com 32 copos ao longo do perímetro do seu diâmetro, quando recebe o embate da água proveniente de um tubo que transporta a água a partir de um rio, provoca o movimento de rotação da turbina, e este movimento é transmitido a uma moageira ou um alternador através de correias de transmissão, permitindo assim a produção de corrente eléctrica ou o accionamento da moageira para a moagem de cereais.

Com esta inovação pretende-se resolver o problema da falta de energia eléctrica nas zonas rurais, permitindo que as populações rurais tenham uma fonte de corrente eléctrica produzida a partir de Muni Hídricas accionadas por água que nasce nas montanhas e que acciona uma turbina que em movimento pode accionar uma moageira ou um alternador e produzir corrente eléctrica e abastecer às populações.

A Mini Hidro Eléctrica é uma inovação desenvolvida pelo Senhor Lino Ndacada, Moçambicano, residente na Localidade de Chua, Distrito de Manica, Província de Manica. Contacto: +258 84-0115994. Tem o Registo Nº MZ/P/2013/295 no IPI (Instituto da Propriedade Industrial) de Moçambique.