Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

Programa um computador
por estudante do Ensino Superior

32

Mini-Hidroeléctrica

A Mini-Hidroeléctrica, que constitui a presente inovação, é um sistema constituído por uma turbina com um veio principal assente sobre duas chumaceiras que se encontram sobre um chassi, um alternador e um tubo de abastecimento de água.

Quando a turbina recebe o embate da água proveniente de um tubo que transporta a água a partir de um rio provoca o movimento de rotação da turbina; e este movimento é transmitido a um alternador através de correias de transmissão, permitindo assim a produção de corrente eléctrica.

A água que acciona o sistema é proveniente de rios e direccionada para a Mini-Hidroeléctrica, através de tubos de canalização; o movimento da água é feito por gravidade.

A corrente eléctrica, que é produzida no alternador, passa por um transformador que eleva a sua voltagem, permitindo assim o fornecimento de corrente eléctrica para um hospital rural, uma escola, mercado local e para cerca de 60 famílias.

A Mini-hídroeléctrica foi inovada pelo Senhor Mário Alberto de Jesus Vilança; residente em Dombe, Distrito de Sussundenga, Província de Manica. Contacto: +258 86 2003829