Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

Programa um computador
por estudante do Ensino Superior

25

Ministro Nivagara Confere Posse ao Presidente do Conselho de Representantes do ISPG

O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Danie Nivagara, desafia o recém-empossado Presidente do Conselho de Representantes do Instituto Superior Politécnico de Gaza (ISPG), Bernardo Eduardo Dramo, à promover o alinhamento constante dos cursos e programas de formação do ISPG às as políticas governamentais, à legislação do ensino superior, aos desafios contemporâneos de desenvolvimento socioeconómico, cultural e tecnológico.

O desafio foi lançado segunda-feira (20/03/2023), em Maputo, durante a cerimónia de tomada de posse resultante do processo eleitoral realizado à 16 de Dezembro do transacto ano de 2022, para a função que segundo no. 1, do artigo 25, do Regulamento Interno do ISPG, é de cinco anos, renovável uma única vez.

Na ocasião, o ministro Nivagara orientou o Conselho de Representantes, em coordenação com os demais órgãos colegiais, à levarem avante e de forma sólida a visão, a missão, os valores e princípios do ISPG, consolidando a actuação e inserção desta instituição de ensino superior politécnico na arena nacional, regional e internacional.

Na sua locução, recordou que, tanto no Programa Quinquenal do Governo 2020 – 2024 (PQG 2020 – 2024), quanto nos instrumentos de gestão e coordenação do ensino superior, o Governo define um conjunto articulado de actividades, programas, projectos e iniciativas visando tornar o Ensino Superior moçambicano de “Qualidade e Relevante Socialmente”, que coadune com os padrões regionais e internacionais de qualidade.

“É assim, que exortamos ao Conselho de Representantes a assegurar que o ISPG esteja na vanguarda de satisfação dos indicadores de qualidade definidos pelo Sistema Nacional de Avaliação, Acreditação e Garantia da Qualidade do Ensino Superior (SINAQES), bem como dê um contributo mais significativo no alcance dos compromissos do Governo na área do ensino superior, no âmbito do PQG 2020 – 20204”, salientou.

O Presidente do Conselho de Representantes do ISPG, Bernardo Dramo, disse que a prioridade é criar mais dinâmica para que o ISPG cresça cada vez mais e se consolide no ensino, investigação e extensão universitária, formando graduados de qualidade cada vez crescente.

Importa recordar, que segundo o número 1 do artigo 10, do Estatuto Orgânico do ISPG, aprovado pela Resolução no. 25/2010, de 7 de Outubro, da Comissão Interministerial da Função Pública, o Conselho de Representantes é a estrutura superior de direcção, presidido por um presidente eleito entre os membros do conselho.

A cerimónia contou com a participação do Vice-Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Edson Macucacua, de membros do Conselho Consultivo do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, de membros do Conselho de Representantes do ISPG, do Director-geral do ISPG, entre outros convidados.