Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

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por estudante do Ensino Superior

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Ministro Nivagara quer formação de quadros em estreita ligação com o sector produtivo

O  Ministio da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior,  Daniel Nivagara, exorta a Universidade Aberta ISCED (UnISCED) à implementar processos de formação em estreita ligação com o sector produtivo, por forma a assegurar maior êxito na empregabilidade dos seus graduados, visando reforçar a ligação formação-mercado de trabalho.

A exortação teve lugar sexta-feira, no  Campo de Produção de Mahelane, no Distrito de Boane, na Província do Maputo no decurso da   Cerimónia de Abertura Oficial do Ano Académico 2023 na UnISCED.

Intervindo por ocasião  da cerimónia em apreço, e referindo-se à   Aula de Sapiência ministrada na ocasião, subordinada ao  título “Promovendo uma agricultura baseada em tecnologias rumo à fome zero: o contributo das instituições de ensino superior em Moçambique”, Daniel Nivagara considerou como sendo um tema cadente e central no  país, na medida que a agricultura é definida, constitucionalmente, como a base para a promoção do desenvolvimento nacional.

Na ocasião, o ministro Nivagara referiu que no  país, o Estado garante e promove o desenvolvimento rural para a satisfação crescente e multiforme das necessidades do povo e o progresso económico e social do país.

Adicionalmente, o dirigente considerou que  o tema da aula inaugural  presenciada, reflectia o compromisso global número 2 dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável 2030, que visa “acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável”.

“É nesse contexto, que as sociedades são chamadas à garantirem sistemas sustentáveis de produção de alimentos e à implementarem práticas agrícolas resilientes, que aumentem a produção e a produtividade, que ajudem a manter os ecossistemas, que fortaleçam a capacidade de adaptação às alterações climáticas, às condições meteorológicas extremas, secas, inundações e outros desastres, e que melhorem progressivamente a qualidade da terra e do solo”, afirmou o ministro.  

Como exemplo, o  ministro Nivagara apontou que as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), por serem ferramentas que facilitam, de forma exponencial, o desenrolar de processos e procedimentos, contribuem para a melhoria da eficiência e eficácia da produção agrícola, dinamizam o acesso pelos produtores à informações e serviços diversos de utilidade prática, possibilitam o treinamento à distância sobre boas práticas agrícolas e processos de planificação comercial, entre outros.  

Assim, as instituições de ensino superior, tanto públicas, quanto privadas, têm um enorme contributo à dar para o alcance deste nobre desiderato de “fome zero” por intermédio de práticas agrícolas modernas e baseadas na tecnologia, através da actualização e desenvolvimento curricular desta área do saber atendendo à transformação digital em curso no mundo e em Moçambique.

“As nossas instituições de ensino superior devem desenvolver as suas principais actividades de ensino, investigação e extensão universitária na área da agricultura, bem como em acções de internacionalização, tendo em conta os desafios presentes e futuros da Era Digital que atravessamos, caracterizada pela revolução das TIC e da Internet”, sublinhou.

Na sua locução, o dirigente referiu que as  actividades desenvolvidas pela UnISCED, bem como pelas demais instituições de ensino superior, públicas e privadas, na modalidade presencial ou à distância, visam, em última instância, satisfazer a Prioridade I do Programa Quinquenal do Governo 2020-2024, ou seja, a “Desenvolver o Capital Humano e Justiça Social”, o maior activo de uma sociedade para a promoção do seu progresso;

Paralelamente, os serviços prestados pela UnISCED, à distância e na modalidade online, concorrem para o alargamento da capacidade de acesso ao ensino superior de grosso de concidadãos moçambicanos, mesmo nas regiões mais recônditas do país, o que contribui para o cumprimento de um Direito Constitucional e Universal central, o Direito de Acesso à Educação.

Assim, visando o crescente desenvolvimento institucional e relevância social, o ministro exorta a UnISCED à levar avante o seu processo de Ensino e Aprendizagem à distância, na modalidade online, apostando na formação contínua de seus gestores, tutores e corpo técnico-administrativo, dotando-os de conhecimentos teórico, analítico, técnico e prático para melhor transmissão do conhecimento e, de valores de cidadania, cultura de trabalho, paz e unidade nacional.