Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

Programa um computador
por estudante do Ensino Superior

1

Moçambicano com melhor tese de pós-graduação no Brasil

O investigador e docente da Universidade Púnguè, Afonso Filipe João, defendeu a tese ‘Sensores Electroquímicos e Dispositivo Analítico Combinado a Smartphone Fabricados por Impressão 3D para o Controlo de Qualidade de Combustíveis’ pelo Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), no Brasil.

A tese é do ano passado, mas só na passada sexta-feira, 11 de Novembro, chegou o anúncio da distinção do trabalho pela UFU, no II Seminário de Pesquisa daquela universidade, evento que procura oferecer um espaço de encontro, estudo e reflexão a respeito das pesquisas e das tecnologias ali desenvolvidas, tal como escreve a Universidade Púnguè, hoje, na sua página do Facebook.

Na sua tese, o investigador moçambicano “desenvolve métodos analíticos sensíveis e acessíveis, exequíveis em locais desprovidos de alta tecnologia, a exemplo de Moçambique, que forneçam resultados iguais aos obtidos com recurso a métodos convencionais de análise” lê-se na nota, .

Com este trabalho, foi possível produzir um sensor electroquímico aplicável no controlo de qualidade de combustíveis e amostras ambientais.

O Prémio Johanna Döbereiner, voltado às áreas das Ciências Exactas, da Terra e Engenharias, com um júri composto por professores de diversas universidades brasileiras, busca reconhecer os pesquisadores da UFU, abarcando os seus estudantes.

Facebook Notice for EU! You need to login to view and post FB Comments!