Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

Programa um computador
por estudante do Ensino Superior

25

Moçambique acolhe a Reunião Conjunta dos Ministros da Educação, Formação, Ciência, Tecnologia e Inovação da SADC

Tem lugar no dia 16 de Junho de 2021, a partir das 9:00 Horas, no Edifício-Sede do MINEDH, a Reunião Conjunta dos Ministros da Educação, Formação, Ciência, Tecnologia e Inovação da SADC, que será orientada pela Ministra de Educação e Desenvolvimento Humano, Carmelita Namashulua, na qualidade de Presidente deste Órgão.

Sob o lema “40 anos Construindo a Paz e Segurança, Promovendo o Desenvolvimento e Resiliência face aos Desafios Globais”, a Reunião Conjunta dos Ministros será antecedida pelo encontro de 2 dias, 14 e 15 de Junho, de Altos Funcionários da Educação, Formação, Ciência, Tecnologia e Inovação que terá lugar igualmente no Edifício- Sede do MINEDH- Primeiro Andar.

Durante o evento, serão analisados os progressos e o grau de execução das decisões da Reunião Conjunta dos Ministros da Educação, Formação, Ciência, Tecnologia e Inovação da SADC de 2019, com destaque para os avanços em relação ao Plano Estratégico Indicativo de Desenvolvimento Regional 2020-2030, Protocolo Regional da Ciência, Tecnologia e Inovação e protocolo de Educação e Formação, igualmente da SADC.

O evento junta em simultâneo três pelouros ministeriais, designadamente Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano, Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e a Secretaria de Estado do Ensino Técnico Profissional.

Para o dia 15 de Junho está planificada uma Conferência de Imprensa Conjunta: Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano, Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e Secretaria de Estado do Ensino Técnico, a ter lugar no Edifício do MINEDH.

Recorde que Moçambique assumiu a presidência rotativa da SADC em Agosto de 2020, durante a 40ª Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da Organização, para um mandato de 1 ano (20/21).