Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

Programa um computador
por estudante do Ensino Superior

25

Moçambique participa nas Negociações do Tratado das Nações Unidas sobre Crimes Cibernéticos

Moçambique, representado pelo Director de Sistemas de Informação, Estudos e Projectos (DISIEP) no Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), Constantino Sotomane, participa nas Negociações do Tratado das Nações Unidas sobre Crimes Cibernéticos. 

Trata-se de um novo instrumento internacional  que Moçambique tem a oportunidade de aprender e de contribuir na sua preparação,  fazendo reflectir os seus  interesses e preocupações no domínio das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).

Intervindo durante o evento,  Sotomane  apontou como prioridades para Moçambique, a promoção  e reforço das medidas de prevenção e combate aos crimes e outros actos ilícitos no domínio das TIC; estabelecer padrões de segurança essenciais para a criação de um espaço digital credível de prevenção e combate ao cibercrime; promover a criação de mecanismos de respeito à privacidade e liberdades individuais, intensificando a promoção e desenvolvimento das TIC; e incentivar a cooperação internacional entre os estados, garantindo medidas legislativas para combater o cibercrime.

Na ocasião, a fonte explicou que os objectivos da convecção em elaboração, estão alinhados com os instrumentos legais de crimes cibernéticos, em uso em Moçambique.

Nestes termos,  a posição de  Moçambique  é que a convecção considere que não deve incluir a extradição de cidadãos nacionais dado que entrará em conflito com a soberania de algum Estado-membro como Moçambique. Em caso de  se incluir,  não deve ser obrigatório para todos os países adoptarem.

Relativamente a  governança de dados, propõe que se promova  o estabelecimento de mecanismos claros de governança de dados que contemplem a participação do Estado-membro em igualdade de condições; e  promover a preservação da soberania dos estados no tratamento de dados para promover a integridade das informações ou dados de cada país.

Moçambique defende ainda  a necessidade de  promover mecanismo que facilite aos Estados-membros o acesso a dados relativos a seus países ou cidadãos, caso estejam em posse de empresas corporativas globais de “internet” ou provedores intermediários de transacções electrónicas, de modo a facilitar a investigação e perseguição de cibercriminosos.