Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

Programa um computador
por estudante do Ensino Superior

25

Nivagara desafia ACM a identificar soluções aos problemas da população

O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Daniel Nivagara, encoraja a Academia de Ciências de Moçambique (ACM), a prosseguir com o plano de actividades prevista para o presente ano, como forma de prestar de forma mais intensa e permanente, o seu contributo na identificação de soluções aos problemas que enfermam a população moçambicana.

O desafio foi lançado durante a reunião de trabalho realizada recentemente nas instalações do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) para a apresentação do ponto de situação das acividades desenvolvidas pela ACM e perspectivas para o presente ano.

Segundo o ministro, a Estratégia de Ciência, Tecnologia e Inovação de Moçambique (ECTIM), documento em revisão e actualização, encontra-se patente a orientação para maximizar-se as pesquisas no domínio das Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemáticas (STEM).

Com efeito o titular a pasta de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, recomenda a ACM a fazer um mapeamento sobre as pesquisas e inovações tecnológicas que são produzidas pelos moçambicanos (individual ou institucionalmente), registo de propriedade intelectual, implantação dessas inovações como soluções para resolver problemas concretos das comunidades.

“Precisamos maximizar as valências da ACM em fazer “Estudos, Aconselhamentos, Validação de Estudos, Produção e Apreciação de Pareceres Técnicos sobre matérias inerentes ao Ensino Superior, à Ciência, Tecnologia, Inovação, entre outros”; sublinhou o Nivagara.

Ainda no decurso da reunião, o Governante instou a ACM a conceber projectos financeiros para a sua sustentabilidade bem como promover programas que incentivam o gosto pelas áreas de STEM nas Instituições de Ensino Superior (IES), Ensino Técnico Profissional (ETP) e Ensino Geral.

Por sua vez, Orlando Quilambo, Presidente da ACM, referiu que em termos de actividades previstas para ao presente ano, realce vai para o levantamento de publicações e pesquisas realizadas na área de ciências biomédicas; consolidação da participação da mulher na ciência; reforço das áreas de actuação através da integração de novos membros; entre outras.

A Academia de Ciências é uma instituição criada pelo governo, com objectivo de reforçar o Sistema de Ciência e Tecnologia através da aglutinação de académicos, cientistas e inovadores comprometidos com a produção e divulgação da ciência e tecnologia, assim como a mobilização da comunidade para o desenvolvimento do Pais e do mundo.

Entre as suas atribuições, destaque vai para a realização de Estudos, aconselhamentos, validação de estudos, produção e apreciação de pareceres técnicos sobre matérias de Ensino Superior; Ciência, Tecnologia e Inovação; entre outras.