Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

Programa um computador
por estudante do Ensino Superior

18

PHLLN estabelece Parcerias com INAGE

O Instituto de Pesquisa da História da Luta de Libertação Nacional (IPHLLN) e Instituto Nacional do Governo Eletrónico (INAGE, IP), acordaram, esta quinta-feira, 26, implementar parecerias técnico-estratégicas para a troca de informações e serviços no GOVnet nas áreas operacionais de interesse entre as duas Instituições de Estado.

O acordo entre os dois Institutos foi selado durante a visita que Bernardo Nakatembo , Director-Geral do IPHLLN, realizou ao INAGE, dia 26 de Outubro corrente na qual foi recebido pelo seu homólogo, Sérgio Mapwsanganhe , Director-Geral Adjunto do INAGE.

O Director-Geral Adjunto do INAGE, IP apresentou, à delegação do IPHLLN os serviços que o sector presta ao governo, instituições de Estado e académicas e o público em geral.

Mapswanganhe destacou, entre outros serviços, a liderança do processo de transformação digital em curso no País, a gestão do Portal do Governo e das instituições relacionadas, a segurança cibernética, infra-estruturas da rede do governo e a Mornete, áreas de grande interesse do IPHLLN para materialização das suas atribuições, no âmbito da pesquisa, divulgação e armazenamento de dados decorrentes da recolha dos depoimentos dos combatentes.

Numa reunião que durou cerca de uma hora, Bernardo Nakatembo apresentou ao Director-Geral adjunto do INAGE as necessidades do IPHLLN, dentre elas a necessidade de religação do IPHLLN à GovNet, a atribuição de contas de email corporativas no domínio gov.mz, hospedagem do website do IPHLLN na GovNet, bem como a assessoria para o desenvolvimento de um sistema de armazenamento e gestão do acervo bibliográfico, documental, audiovisual e fotográfico que o IPHLLN possui.

Como contrapartida, o IPHLLN propôs-se documentar a legislação sobre a governação electrónica em Moçambique, a veiculação da marca GovNet na revista “O Patriota”, nas exposições e nos eventos que o IPHLLN promove.

Mapswanganhe saudou a iniciativa de contacto entre os dois os institutos, tendo em conta as atribuições do INAGE que é entidade autorizada para fornecer serviços da Internet a todas as instituições públicas no âmbito da transformação digital em curso.

No encontro foi garantida a provisão dos serviços solicitados, incluindo a religação imediata à Govnet e atribuição de acesso à CloudGov.

Os dois gestores dos institutos do Estado comprometeram-se a manter uma linha permanente para a troca de informações nas áreas de comum interesse e para operacionalização desta decisão acordaram avançar para assinatura de um Memorado de Entendimento entre os dois institutos.

O Director-Geral Adjunto do INAGE aproveitou a oportunidade para convidar o seu homólogo do IPHLLN para visitar o Centro de Dados do Governo, situado na Manhiça, a fim de inteirar-se dos demais serviços que o INAGE oferece. A proposta foi anuída pelo Bernardo Nakatembo e deverá materializar-se em breve.

Entende o Director-Geral do IPHLLN que as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) são ferramentas-chave na governação, e Moçambique está a envidar esforços para oferecer serviços eletrónicos de alta qualidade aos cidadãos, como se verifica na emissão de passaportes, bilhetes de identidade, registo de empresas e de propriedades, na autenticação e validação de documentos, entre outros.

O IPHLLN pretende colocar-se ao mais alto nível tecnológico na sua missão de pesquisar, documentar e divulgar a história da Luta de Libertação de Moçambique, das lutas de libertação na Região Austral de África e nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa – PALOP.