Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

Programa um computador
por estudante do Ensino Superior

54

Ponto de Situação sobre a Monitoria dos efeitos da COVID-19 nas Instituições de Ensino Superior

Semana de 17 a 21 de Janeiro de 2022

No âmbito dos planos de contigência concebidos pelas Instituições de Ensino Superior (IES), para fazer face aos casos suspeitos e confirmados da Covid-19, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), tem feito a recolha e análise de dados sobre o cumprimento de um conjunto de medidas de prevenção contra a contaminação e propagação da pandemia nasIES. Esta acção tem como objectivo coordenar e promover o acesso e frequência ao Ensino Superior de qualidade e relevante, com segurança e longe dos efeitos da COVID-19. 

Dos relatórios obtidos semanalmente, através dos dados de rastreio diário, recebidos das IES, não foi possível identificar o registo de casos positivos e nem casos suspeitos. As acções preventivas e de resposta a esta pandemia que foram tomadas, e a serem mantidas dentre outras destacam-se a medição da temperatura (rastreio), desinfeção nos/dos espaços das IES, uso obrigatório da máscara, lavagem das mãos, distanciamento social, e para alguns casos a manutenção dos sistemas on-line de leccionamento, através de plataformas como Moodle, WhatsApp, e-mail e facebook, anteriormente utilizados.

Os dados recolhidos no período acima referido, mostram que na semana finda, nas IES não houve registo de casos positivos da Covid19. Assim, cumulativamente, desde a eclosão da pandemia no país, continuamos com um total de 728 casos positivos registados nas IES, até à semana de 17 a 21 de Janeiro de 2022 (01 caso positivo mulher). Quanto aos óbitos, mantém-se o registo de 04 óbitos até a semana de 8 a 12 de Março, do corrente ano.

Os dados acima referidos foram levantados e já incluem casos resultantes da nova vaga da Covid19 (Omicron) nas Instituições de Ensino Superior. Como forma de fazer frente à pandemia as IES seguem as medidas de combate e prevenção emanadas pelo Ministério da Saúde e, obedecendo aos seus planos de contingência.

Neste momento, estamos a monitorar os possíveis efeitos da nova vaga nas IES, para tal, contamos com a colaboração dos Serviços Provinciais de Assuntos Sociais (SPAS) e das próprias Instituições de Ensino Superior (IES).