Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

Programa um computador
por estudante do Ensino Superior

58

Prensa Manual para Produzir Óleo

A Prensa Manual para Produzir Óleo é uma máquina construída com base em chapas de ferro, cantoneiras e tubos. A Prensa é constituída essencialmente por um Doseador de grãos (que serve para dosear a matéria-prima na Câmara-de-prensagem); e um Êmbolo-esmagador-de-grãos solidário com um Pistão; que desliza dentro do Cilindro (e que possui uma boca por onde caem os grãos contidos no Doseador). Completam componentes desta máquina uma Manivela (solidário com o Êmbolo esmagador de grãos); um Canal-de-saída-de-bagaço; um Canal-de-saída-de-óleo; e uma Base-da-prensa.

Quando se acciona a Manivela, esta obriga o Êmbolo-esmagador-de- grãos ao fazer o movimento de-vai-e-vem. O Êmbolo, quando efectua o movimento de saída do Cilindro, permite que ocorra a queda de grãos para a Câmara-de-prensagem. Quando o Êmbolo esmagador faz o movimento contrário esmaga os grãos. Desta forma extrai-se o óleo que sai da Câmara-de-prensagem, através do Canal-de-saída-de-óleo; enquanto que a bagaço sai através do Canal-de-saída-de-bagaço. A estabilidade da Prensa é garantida pela Base-da-prensa (que serve de mecanismo para proporcionar a estabilidade do sistema, durante o accionamento da Manivela e prensagem, para a extracção de óleo).

A Prensa Manual para Produzir Óleo é uma inovação desenvolvida pelo Senhor Labissone Sitoco Fissimuniphe, Moçambicano, residente no Distrito de Chifunde, na Província de Tete. Contacto: +258 84-2240258. Tem o Registo Nº MZ/P/2015/409, no IPI (Instituto da Propriedade Industrial) de Moçambique