Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

Programa um computador
por estudante do Ensino Superior

58

Processadora de Copra

A Processadora de Copra que constitui a presente inovação, é uma máquina mecânica que tritura a copra para a produção de óleo.

A Processadora de Copra é uma inovação com a finalidade de tornar o trabalho de trituração de copra de coco mais facilitado, eliminar a necessidade do esforço físico na trituração da copra, reduzir o tempo necessário para a realização desta actividade e aumentar o rendimento da produção.

Trata-se de uma máquina simples, mecânica que tritura a copra de coco transformando-a em uma pasta, o que eleva os rendimentos e reduz os custos de produção.

A processadora de Copra é accionada por uma força mecânica transmitida ao sistema pelas correias que ligam o motor eléctrico ao veio da trituradora através da polia (4) fixada no veio por meio de um parafuso de fixação.

A processadora, é constituída por um veio de rodagem assente em duas chumaceiras que ao rodar acciona o cilindro triturador feito de uma chapa de forma cilíndrica e perfurada, que está envolvida no veio de rodagem. A trituradora tem a função de triturar (ralar) a copra introduzida na câmara de trituração atravês de um doseador. A câmara de trituração, é assente numa mesa e accionada por motor eléctrico através da correia que transmite o movimento do motor ao veio da trituradora através das polias

A processadora de Copra é produto de inovação do Senhor Ilídio Chamuss;, residente em Morrumbene, Província de Inhambane. Contacto: +258 84 8114104.

Tem o Registo no IPI, nº MZ/2012/241