Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

Programa um computador
por estudante do Ensino Superior

58

Pulverizador Manual de Pequeno Porte

O Pulverizador Manual de Pequeno Porte é uma máquina simples com a finalidade de tornar mais facilitado o trabalho de pulverização de campos agrícolas. Colmata a necessidade do uso de pulverizadores mais sofisticados e onerosos e ainda permite que todos os grupos de agricultores façam a pulverização das suas machambas a um custo muito baixo.

Trata-se dum artefacto mecânico que espalha a insecticida na sequência da rotação dum disco que gira devido a força motivada por um motor eléctrico, reciclado dum aparelho-reprodutor de DVDs. O disco, afixado na extremidade (inferior) da Vareta, ao girar, deixa cair-em-aspersão o insecticida que desce dum tubo ligado a reservatório preso à parte superior da Vareta. O pesticida sai do reservatório e escorre para a superfície do disco que, estando em movimento giratório, obriga o pesticida (em estado líquido) a espalhar-se como se fosse chuva-miúda sobre plantas alimentares. Assim se combate a praga de pequenos insectos que devoram e estragam as hortícolas.

Esta inovação constitui uma alternativa ao uso dos chamados pulverizadores-de-costas, dado que resolve o problema da falta de capacidade financeira com que os agricultores de debatem para a compra de pulverizadores agrícolas.

Contacto: +258 82 7618754

Tem o Registo no IPI nº MZ/P/2012/271