Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

Programa um computador
por estudante do Ensino Superior

18

Realização do III Conselho Coordenador do Ministério da Ciência, Tecnologia

Tem lugar de 12 a 14 de Dezembro corrente, a partir das 14:00 hrs, na Sala de eventos do Bendiak,localizado no Bairro de Nomba, Província de Niassa, Cidade de Lichinga, o III Conselho Coordenador do Ministério da Ciência, Tecnologia e  Ensino Superior (MCTES), evento que visa avaliar o desempenho geral e relevância do MCTES no âmbito da implementacão do Programa Quinquenal do Governo 2020 – 2024 (PQG 2020 – 2024), incluindo a avaliação dos seus resultados e aprimoramento de estratégias de governação do sistema de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior, tendo em conta as suas atribuições e competências.

Subordinado ao lema: Conhecimento científico e inovação na era digital, impulsionando o desenvolvimento sustentável”, constituem pontos de agenda os seguintes:

1. Realizações do Sector de CTES e Avaliação Quadrienal da Matriz de Indicadores do PQG: 2020-2024;

2. Implementação da Bolsa Empréstimo como Mecanismo de Criação de Oportunidades de Formação do Corpo Docente das Instituições do Ensino Superior;

3. Acesso e Garantia de Qualidade no Ensino Superior em Moçambique: Acções Realizadas, Resultados e Perspectivas;

4. Avaliação do Impacto de Implementação da Política para a Sociedade de Informação no Desenvolvimento do País: Resultados, Desafios e Perspectivas;

5. Programa de Formação de Formadores em CTEM cuja implementação será feita por 6 instituições do Ensino Superior;

6. Transferência de Tecnologias às Comunidades: Resultados, Impacto; Desafios e Perspectivas;

7. Implementação do Sistema de Certificação Digital de Moçambique: Ponto de Situação e Perspectivas;

8. Plano de Negócios e de Mobilização de Clientes no âmbito de Serviços Prestados pelo INAGE, IP;

9. Proposta do Sistema de Identificação da Comunidade Académica Nacional; e

 10. Entre outros.

 Ainda no decurso do evento, terá lugar a Palestra sobre o tema “Economia Circular como Solução para a Mitigação de Mudanças Climáticas em Moçambique: Caso da Província do Niassa””, a ser proferida pelo Mestre Viegas Wirssone Nhenge.

Participarão no evento em apreço, membros do Conselho Consultivo do Ministro, Directores dos Serviços Provinciais de Assuntos Sociais (SPAS), Chefes de Departamento Central, representantes de instituições de Investigação e do Ensino Superior, entre outros convidados.

É de frisar, que o Conselho Coordenador é um Órgão Consultivo convocado e dirigido pelo Ministro, através do qual, coordena, planifica e controla a acção conjunta das estruturas centrais e locais do Ministério, e reúne ordinariamente uma vez por ano e, extraordinariamente, quando autorizado pelo Presidente da República.