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por estudante do Ensino Superior

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República de Moçambique fortalece cooperação com o Zimbabwe no Sector de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

Maputo, 18 de Agosto de 2023 – O Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) da República de Moçambique e o Ministério do Ensino Superior e Terciário, Inovação, Desenvolvimento Científico e Tecnológico da República do Zimbabwe celebraram recentemente um marco significativo na cooperação bilateral, com a assinatura do Plano de Acção de Implementação do Memorando de Entendimento assinado em 2022.

Durante a cerimónia, o Vice-Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior,  Edson Macuacua, enfatizou a importância do memorando como um instrumento para revitalizar as relações entre os dois países. O dirigente,  destacou que o memorando permitirá acções como a partilha de informações sobre sistemas de ensino superior, colaboração na avaliação de cursos, promoção da pesquisa conjunta e desenvolvimento de projectos educacionais.

Macuacua reconheceu os desafios financeiros que podem surgir na implementação desses planos, mas enfatizou o compromisso das partes em superá-los e garantir que as acções propostas se concretizem.

Entre os principais pontos abordados no plano de acção destacam-se a partilha de informações sobre sistemas de ensino superior, ciência, tecnologia e inovação, fomentando um ambiente propício ao intercâmbio de conhecimentos e boas práticas; colaboração na avaliação, acreditação e reconhecimento de cursos nos sistemas de ensino superior dos dois países, assegurando padrões de qualidade elevados; estímulo à pesquisa científica e o desenvolvimento de iniciativas educacionais, bem como facilitar a troca de pesquisadores, académicos e estudantes; capacitação de professores em áreas estratégicas, como Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática (CTEM), além do intercâmbio de estudantes e funcionários entre as instituições de ensino; e criação de programas de bolsas de estudo para Mestrado e Doutorado em áreas tecnológicas, incentivando a formação académica avançada.

Importa frisar que as delegações de Moçambique e Zimbabwe trabalharam em conjunto para identificar áreas prioritárias de cooperação e elaborar os termos de referência do Comité Conjunto de Implementação do Memorando de Entendimento. Também foram realizadas visitas a instituições de ensino, desde o nível técnico-profissional até o ensino superior, a fim de fortalecer ainda mais os laços educacionais entre os dois países.

A cerimónia contou com a presença de representantes de ambos os ministérios, bem como de outras partes interessadas e convidados, incluindo autoridades do Zimbabwe e Moçambique, membros do Conselho Consultivo do Ministro e do Comité Conjunto de Implementação do Memorando.