O Sector da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior participa, desde hoje, dia 28 de Agosto de 2023, no bairro de Ricatla, Distrito de Marracuene, Província de Maputo, na 58a Feira Internacional de Maputo – FACIM 2023, sob o lema: “inteligência Artificial e Robótica”.
Segundo Edson Macuácua, Vice-Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, o evento é uma oportunidade para mostrar os resultados que têm sido alcançados pela aplicação de TIC nos diversos sectores , promover o seu uso, e mobilizar investimentos para o desenvolvimento de infraestruturas e de serviços assentes em Tecnologias Digitais, e promover oportunidades de negócio, bem como promover a realização de acções de investigação científica e de desenvolvimento tecnológico nesta área.
O sector da ciência e tecnologia, coordenado nesta feira pelo Instituto Nacional de Tecnologias de Informação e Comunicação (INTIC) IP pretende divulgar a participação de Moçambique na EXPO 2025, através da exposição de serviços e soluções da área de TIC nos sectores de desenvolvimento sócio-económico, em particular nos sectores público e privado. Atenção e prioridade será dada a soluções, serviços e iniciativas ligadas à formação, investigação científica e desenvolvimento tecnológico assentes em “Inteligência Artificial e Robótica”.
A este propósito, Luís Canhemba, Administrador Para o Pelouro Corporativo no Instituto Nacional de Tecnologias de Informação e Comunicação (INTIC) IP, instituição tutelada pelo Ministro que superintende a área de ciência, tecnologia e ensino superior, asseverou que o INTIC, IP pretende mobilizar participantes dos sectores público, privado, academia e sociedade civil para Expo2025; fazer o mapeamento das iniciativas para Expo2025; divulgar a participação de Moçambique na Expo2025 e iniciar a interação com potenciais participantes na Expo2025, que é uma exposição mundial que vai decorrer em Osaka, no Japão.
A FACIM é um evento de vocação comercial e a participação de instituições como o MCTES com a área de TIC, é motivada pela necessidade de promoção e divulgação das oportunidades e actividades realizadas neste sector. Com o evento, o MCTES tenciona expor áreas temáticas associadas à Transformação Digital no geral e a Inteligência Artificial e Robótica em particular, Regulação; Governação Digital, Infraestruturas, Segurança cibernética, Inovação na área de TIC; Ensino e Investigação e Serviços.
Intervém na exposição do sector de TIC do MCTES, os órgãos e instituições do MCTES em particular o Instituto Nacional de Tecnologias de Informação e Comunicação (INTIC), Instituto Nacional do Governo Electrónico (INAGE), Empresa Nacional de Parques de Ciência e Tecnologia (ENPCT) e o Centro de Investigação e Transferência de Tecnologias para o Desenvolvimento Comunitário (CITT).