Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

Programa um computador
por estudante do Ensino Superior

88

SECRETÁRIO DO ESTADO DE CABO DELGADO SATISFEITO COM O DESEMPENHO DO SPAS

Sua Excelência António Taimo Njanje Supeia,  Secretário de Estado  (SE) da Província de Cabo Delgado, visitou esta Quarta-feira, 27 de Abril de 2022 o Serviço Provincial de Assuntos Sociais (SPAS), cujo objectivo principal era de se inteirar do funcionamento deste.


Trata-se da sua primeira visita a esta Instituição desde a sua nomeação ao cargo de  SE desta Província.


A visita, insere-se no seu plano de trabalho que consiste em conhecer as Instituições que compõem o Conselho de Representação do Estado.
Na visita, Sua Excelência António Supeia, se fazia acompanhar por alguns Membros do Conselho dos Serviços de Representação do Estado e quadros da Secretaria do Estado.


Como ponto de partida,  Sua Excelência SE, visitou iniciou por visitar as instalações onde funciona o SPAS seguido das instalações do  Instituto Nacional de Apoio Social (INAS) de Pemba que igualmente acolhe o de Mocimboa da Praia.  Terminado, visitou o Instituto Nacional do Governo Electrónico (INAGE).


Em todas as instituições visitadas, António Supeia,  interagiu com os funcionários em exercício que minuciosamente foi se inteirando da função que cada um desempenha.
Durante a visita,  o SE orientou uma reunião com todos os funcionários, tendo apelado a entrega, profissionalismo e colaboração de todos no exercício das funções que cada um foi confiado, e sim  abstendo-se da fofoca e da intriga no local de trabalho.


De igual modo, apelou a vigilância,  visto que a Província ainda possui focos do terrorismo nos Distritos a Norte, tendo solicitado para o efeito o envolvimento de todos no processo de Reconstrução da Província.


Por seu turno, os funcionários agradeceram a oportunidade  e colocaram como  principais constrangimentos no alcance dos resultados almejados, a falta ou insuficiência de recursos financeiros, materiais, humanos e circulantes, colocando em risco o cumprimento das metas previstas para o presente  ano económico.


No que lhe concerne, Sua Excelência SE, em jeito de resposta às inquietações colocadas pelos funcionários, disse que o País não dispõe de recursos suficientes e pediu o uso  racional dos que já existem.tendo   tranquilizado  que o Governo esta a envidar esforços no sentido de se ultrapassar o actual cenário.


No final, Sua Excelência SE mostrou satisfeito com o informe apresentado referente as actividades desenvolvidas pelo sector no primeiro trimestre do ano em curso,  pois apesar das dificuldades ora citadas, o sector  conseguiu atingir resultados encorajadores.