MCTES Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

79

Seminário e Visita ao CITTAU marcam o dia da Ciência na Província de Maputo

Sob o lema “Conhecimento Científico e Inovação na era Digital, Impulsionando o Desenvolvimento Sustentável” na província de Maputo, a Celebração do dia Mundial da Ciência pela Paz e Desenvolvimento foi dirigida pelo Director do Gabinete do Secretário de Estado, Rui Nanlipa em representação da Secretária de Estado, e contou com a presença do Secretário Permanente […]

Sob o lema “Conhecimento Científico e Inovação na era Digital, Impulsionando o Desenvolvimento Sustentável” na província de Maputo, a Celebração do dia Mundial da Ciência pela Paz e Desenvolvimento foi dirigida pelo Director do Gabinete do Secretário de Estado, Rui Nanlipa em representação da Secretária de Estado, e contou com a presença do Secretário Permanente do Distrito de Boane, a Directora do Serviço Provincial de Assuntos Sociais, Representante da UNESCO, reitores das IES na Província de Maputo, Directores das Instituições de Investigação, Directores dos Serviços Distritais de Educação Juventude e Tecnologia, Investigadores, Docentes e Estudantes.

Na sua intervenção, Rui Nanlipa, referiu que o lema escolhido insta os cientistas, investigadores e inovadores a colocarem o produto das suas pesquisas e investigações na promoção da ciência no desenvolvimento e no bem-estar da população.

Segundo a fonte, a Província de Maputo possui todas as condições para produção do conhecimento científico, pelo que reconhece a importância da investigação científica para o desenvolvimento sustentável e protecção do meio-ambiente.

“Assim, o desenvolvimento científico deve estar apto para responder aos desafios impostos pelas mudanças climáticas que assolam o mundo e a província em particular”, salientou.

Durante o evento, foi realçado o papel da Ciência e Tecnologia no Desenvolvimento do país, com destaque para apresentação de Estudos, Experiências e Práticas do Instituto Nacional de Saúde (INS), apresentado pelo Prof. Doutor Eduardo Samo Gudo; Marketing Digital facilitando a vida das pessoas e organizações, pelo Prof. Doutor Nelson Chacha; Investigação e Transferência de Tecnologias para as Comunidades: Experiências do CITTAU, pela Doutora Otília Tamele; e o papel das políticas públicas e educacionais no desenvolvimento sustentável, pelo Prof. Doutor Ilídio Macaringue.

Referir que os temas foram moderados pelo Prof. Doutor Jacob Massuanganhe, que instou aos participantes para explorar a oportunidade para despertar a veia investigadora em benefício das comunidades.