Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

Programa um computador
por estudante do Ensino Superior

58

Sistema de Segurança de Automóveis via Telemóvel

O Sistema de Segurança de Automóveis via Telemóvel é um dispositivo electrónico que tem por finalidade enviar um Alerta telefónico sobre uma vandalização que esteja a ocorrer sobre uma viatura. O Alerta telefónico é enviado a um telemóvel, ao qual este sistema de segurança e emissão de alerta esteja acoplado. O sinal de Alerta, codificado, é unicamente recebido pelo proprietário da viatura que imediatamente tem a possibilidade de pedir socorro às Autoridades Policiais.

Este Sistema de Segurança de Automóveis via Telemóvel é indispensavelmente incorporado num telemóvel ou telefone-celular; transmite fortes-sons de emergência ao detentor desse mesmo telemóvel. Faz com que o telemóvel emita sinais de Alerta, por exemplo, no exacto momento em que a maçaneta duma das portas do automóvel esteja a ser mexida. Funcionamento assim, esta inovação reforça a capacidade de segurança automóvel proporcionada por Remote-controlos.

O Sistema de Segurança de Automóveis via Telemóvel é composto por “Switches” que são sigilosamente instalados nas portas e no ‘capon’ do automóvel. O seu funcionamento é combinado ao mecanismo do Remote-controlo. No caso de ambos serem experimentados, para se constatar se funcionam ou não em sintonia; o Sistema emite um sinal de Alerta para um módulo-electrónico que, por sua vez, lança uma corrente-de-massa para um Motor de central-lock. Assim, mesmo que o intruso (do automóvel) tenha conseguido desactivar o Remote, este Sistema de Segurança de Automóveis via Telemóvel acciona automaticamente o interruptor que estabelece a ligação electrónica entre os pequenos cabos-eléctricos “geminados” e o telemóvel (cujo número tenha sido previamente programado para emitir sinais de Alerta).

O Sistema de Segurança de Automóveis via Telemóvel é uma inovação do Senhor Almiro Alberto Mapsanganhe; Moçambicano, residente na Cidade da Matola, na Província de Maputo. Contacto: +258 848771622. Tem o Registo nº MZ/P/2015/0001, no IPI (Instituto da Propriedade Intelectual).