Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

Programa um computador
por estudante do Ensino Superior

25

Ministro Nivagara orienta IX cerimónia de graduação da WUTIV

Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Daniel Nivagara, orientou Sexta-feira (10.05.2024) no Distrito de Boane, província de Maputo da IX Cerimónia de Graduação da Universidade Wutive, onde fizeram parte 196 graduados de diversas áreas de saber acto que simboliza o contributo do subsistema do ensino superior na formação do Capital Humano e Social necessários para participar na construção da riqueza nacional.

Segundo o Ministro Nivagara, que representava Sua Excelência, Filipe Nyusi Presidente da República, a outorga com o grau de Licenciado à 192 estudantes finalistas e o de Mestre à 2 estudantes finalistas de várias áreas do saber, não se celebra apenas parte do resultado do trabalho e do investimento no ensino, na investigação e na extensão universitária por parte da UniTiva. 

Nivagara, disse noutro desenvolvimento que, a cerimónia de graduação numa instituição de ensino superior representa, regra geral, a celebração do investimento pessoal, familiar, institucional, do Governo da sociedade, na formação de homens e mulheres em diferentes áreas de conhecimento e ciclos de aprendizagem, para reforçarem o Capital Humano e Social nacional e, participarem, activamente, na promoção do crescimento e desenvolvimento socioeconómico do país.

Na ocasião, deu a conhecer que do universo de graduados, 136 são do sexo feminino, correspondendo à cerca de 70 por cento do total de estudantes finalistas graduados. Parabéns Unitiva por contribuir no movimento nacional e global de emponderamento da Mulher na formação superior” referiu.

“Em verdade, tendo em conta os desafios actuais de desenvolvimento nacional, nas vertentes política, socioeconómica, cultural e tecnológica, as áreas do saber nas quais os nossos graduados de hoje se formaram, são cruciais para a promoção da prosperidade do nosso país, a curto, médio e longo prazos”, destacou o Ministro do pelouro.

O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior deu a conhecer que o Governo quer que as instituições de ensino superior privadas, à par das públicas, estejam na vanguarda da satisfação dos Padrões de Qualidade definidos pelo Sistema Nacional de Avaliação, Acreditação e Garantia de Qualidade do Ensino Superior (SINAQES), um instrumento implementado e supervisionado pelo Conselho Nacional de Avaliação de Qualidade do Ensino Superior (CNAQ).

Por sua vez, os graduados disseram na sua mensagem que, estão certos que muito têm por aprender.

“As dificuldades tornaram mais valiosa a nossa formação. Muito obrigado ao corpo docente por tudo que tornou a realização da nossa formação e a direcção das faculdades e da universidade em geral, bem como dos nossos pais e encarregados de educação pelo apoio incondicional para a conclusão deste grau de ensino”, disse o representante dos graduados.

A IX Cerimónia de Graduação da Universidade Wutive contou com a Presença da Directora do Serviços Províncias de Assuntos Sociais (SPAS), Maria de Lurdes Manso do Rosário Brige, Chanceler da Unitiva, Técnicos entre outros convidados.